PTB definha como o seu dono

PTB definha como o seu dono

A pose de cowboy do século 21 ficou em casa, quando a libertinagem verbal lhe dava ânimos para o estereótipo de valentão com armas. Roberto Jefferson, presidente licenciado do PTB, definha em seu físico, agora preso — e leva o partido junto para o seu inferno astral. Negociam a saída da legenda os deputados Luisa Canziani (PR), Wilson Santiago (PB) e Nivaldo Albuquerque (AL). Além de perder mandatários importantes, o PTB vive autofagia. A filha Cristiane Brasil, fiel escudeira, rompeu com o pai ao ser preterida por uma colega dirigente no comando do partido. A prisão de Jefferson por diferentes ameaças à ordem pública, a policiais e ao STF foi só mais um capítulo que minguou o discurso falastrão do ex-deputado que posou de santo ao denunciar o mensalão do PT — no qual foi abandonado por Lula. Agora, desdenhado por Jair Bolsonaro, ensaiou rompimento em carta. Não passou de grita de desesperado. Jefferson já enviou sinais de que gostaria de ter Eduardo Bolsonaro filiado ao PTB paulista.

Abandonado pelo presidente, sem poder de lhe tirar da cadeia, Jefferson ensaiou rompimento, vê partido minguar e sonha em filiar Eduardo Bolsonaro

Lenços & vitamina C

Alex Silva

Os juízes federais e seus servidores no Paraná não querem ouvir um espirro nos gabinetes. O primeiro pregão de 2022 da seção judiciária federal é o de compra de vacinas antigripais para magistrados e funcionários que circulam na sede. A abertura das propostas será dia 1º de fevereiro. Até lá, todo mundo com lenço no bolso e vitamina C no copo.

Pai dificulta vida de secretário

Eduardo Paes tem um probleminha para resolver na reunião de secretariado. O prefeito talvez não saiba, mas o seu secretário de Ciência e Tecnologia, o vereador licenciado Willian Coelho, tem histórico familiar bem complicado. Seu pai, Edson Batista dos Santos Filho, atualmente cumpre pena por tráfico de armas em regime semi-aberto, suspeito de atender demanda do crime organizado da cidade maravilhosa. Não por acaso, o reduto eleitoral de Willian Coelho (eleito vereador três vezes seguidas) é Sepetiba, região de comunidades pobres na zona Oeste da capital, que sedia o segundo maior porto de importações e exportações do Estado.

Celular de Sarney toca sem parar

Marcos Brandão

O veterano José Sarney está sem mandato, não disputará mais nada, quer ver filhos e netos bem posicionados — e por isso a política não lhe sai da agenda. Com a missão de ajudar a filha Roseana a se eleger deputada federal, um neto ser eleito senador, e o filho Zequinha retomar posição de destaque em Brasília, o velho cacique está numa sinuca de bico: com arranjos locais que podem lhe forçar a apoiar Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no Maranhão e no Amapá — pelo qual foi eleito senador e onde não pisa há oito anos. Sarney tem espólio eleitoral e o telefone não para de tocar.

PT sonha com Ciro, Chalita, Alckmin.. 

Ainda é muito cedo. Todavia o cenário das pesquisas dá tanta tranquilidade a Lula da Silva na nova saga ao Planalto que esboçam-se nas articulações os principais nomes de futuro Governo. O diplomata Celso Amorim será, de novo, chanceler. Caso Geraldo Alckmin se confirme como vice na chapa, indicará nomes para a Educação (Gabriel Chalita, o cupido da aproximação), e para Ciência e Tecnologia – aérea na Era PT preferida do PSB, ao qual Alckmin pode se filiar. Lula ainda sonha ter Ciro Gomes como ministro da Fazenda. Por isso não toca no tema e espera o adversário desistir da candidatura para propor a paz.

Furto deixa polícia às cegas no DF

A CEB, companhia energética de Brasília que teve parte da operação privatizada, sofre prejuízos com furto de cabos de cobre. Em 2021, foram levados 19 mil metros — rombo de R$ 471 mil. No famoso Deck Sul, acredite, os ladrões foram ousados: conseguiram arrancar 12 postes com lâmpadas.

Silêncio reforça racismo

Passado um mês do caso de racismo e injúria racial contra um aluno negro, em grupo de whatsapp, a direção do Colégio Cristão Ver, de BH, não dá um pio sobre penalidades ou expulsão de adolescentes que cometaram o crime. Em nota, vangloria-se de ser escola cristã, divaga em paradigmas cristãos e empurra a responsabilidade para a polícia.

Fuga de aliados no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), está em apuros. Dirigentes do PL, nova casa de Jair Bolsonaro, não esperavam que a filiação do presidente na legenda causasse desconforto entre aliados de Castro e piorasse seus índices de avaliação. O governador gasta lábia para tentar segurar apoio de importantes prefeitos.

Nos bastidores

Pimentel, o caroneiro
Ex-governador apagado que cava lugar de prestígio nas montanhas, Fernando Pimentel (PT) avalia disputar vaga para deputado. Quer se eleger na esteira de uma bancada forte em Minas Gerais.

Com dedos na tomada
Sem alarde, os funcionários da Eletrobras fazem greve há dias. Mas, desta vez, não por causa da privatização iminente. Exigem que a estatal mantenha o plano de saúde, que pode sofrer alterações.

Reunião do Oi e Tchau
O governador Romeu Zema (MG) marcou reunião com prefeitos no centro administrativo, para discutir estragos causados pelas chuvas. Mas só abriu o encontro, levantou-se e saiu, deixando os alcaides sem respostas — foram ouvidos pelos secretários de Governo.

Bom humor no TRF

O TRF da 4ª Região (RS, PR e SC) comprou em licitação 21 totens para verificação de temperatura à distância, com dispensadoras automáticos de álcool gel, de empresa de nome curioso: Bom Humor Comércio.

Tópicos

bolsonaro hoje Como se fala com o Presidente? Eduardo Bolsonaro escolaridade de lula ex esposa de roberto jefferson fábio luís lula da silva filha de Roberto Jefferson idade da namorada do lula jair bolsonaro facebook jair bolsonaro idade jair bolsonaro instagram jair bolsonaro na praia grande jair bolsonaro partido jair bolsonaro twitter lula hoje lula instagram lula namorada lula oficial ao vivo lula tem ensino médio Quais as principais características dos governos do presidente Lula? Quais cargos Lula já ocupou? Qual a formação do Eduardo Bolsonaro Qual a idade do Roberto Jefferson? Qual a origem de Bolsonaro? Qual a profissão de Eduardo Bolsonaro Qual é a descendência de Jair Messias Bolsonaro? Qual é a ideologia do PTB Qual o cargo de Flávio Bolsonaro? Qual o cargo de Roberto Jefferson? Qual o endereço do Presidente da República? Quando Lula entrou para presidente? Quantas vezes Lula disputou as eleições? Quanto tempo dura o mandato do Jair Bolsonaro? Quanto tempo faz que Jair Bolsonaro é presidente do Brasil? Quantos anos tem a esposa de Jair Bolsonaro? Quantos filhos o Jair Bolsonaro tem? Quantos filhos tem Roberto Jefferson? Quantos votos Lula teve na segunda eleição? Quem denunciou o esquema do mensalão? Quem é a esposa de Flávio Bolsonaro? Quem é a esposa de Roberto Jefferson? Quem é a filha de Roberto Jefferson? Quem é a primeira esposa de Jair Bolsonaro? Quem é o atual presidente do PTB? Quem era o presidente antes de Lula? Quem foram os presidentes do PT? Quem são os envolvidos no mensalão? Quem são os filhos de Roberto Jefferson? roberto jefferson bolsonaro roberto jefferson câncer roberto jefferson correios roberto jefferson hoje roberto jefferson mensalão roberto jefferson twitter

Sobre o autor

Leandro Mazzini começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 50 jornais de 25 capitais e interior Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’ desde então, e agora escreve no blog que leva seu sobrenome no portal da ‘Revista Isto É’, onde conta com o trabalho dos jornalistas Walmor Parente, Carolina Freitas e Sara Moreira, além de correspondentes no Rio e Recife. É também comentarista das rádios ‘JK FM’ em Brasília, ‘Super TUPI’, do Rio, e ‘Rádio Muriaé’.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.