Lembrar para não esquecer

Para não repetir os mesmos erros e cometer as mesmas atrocidades, não podemos apagar a memória ou reescrever a história. Após o extermínio de milhões de pessoas, entre elas judeus, deficientes, ciganos e homossexuais, a Alemanha virou ré no tribunal moral da humanidade. Carrascos nazistas foram perseguidos por décadas, julgados e condenados. A Alemanha se viu obrigada a indenizar suas vítimas e impelida a reconhecer publicamente o morticínio promovido pelo Terceiro Reich. Desde 1993, refutar o Holocausto é crime na Alemanha. Quem nega o morticínio e glorifica o nazismo pode ser condenado a até cinco anos de prisão. Em 2021, o país reconheceu o genocídio perpetrado contra duas etnias na Namíbia, ex-colônia alemã. Cerca de cem mil indivíduos dos povos herero e nama foram mortos pelos alemães entre 1904 e 1908.

No entanto, a Alemanha não foi a única a cometer atrocidades contra outros povos. Russos sob o comando de Joseph Stalin dizimaram cerca de cinco milhões de ucranianos, no genocídio que ficou conhecido como Holodomor, palavra que quer dizer “fome”.

Entre 1915 e 1923, a Turquia matou entre 600 mil e 1,5 milhão de armênios. Apesar das evidências históricas e da pressão de outros países, nem russos nem turcos reconheceram seus crimes. Negar ou tentar encobrir a história não apagará os fatos. Pois ainda que ninguém lhes dê voz, os mortos falarão por si. Fósseis de nossos ancestrais revelam marcas de violências cometidas entre grupos humanos – uns contra outros. Vítimas do fascismo espanhol contam suas histórias através de seus ossos, provas incontestes dos assassinatos cometidos pela ditadura do generalíssimo Francisco Franco.

Negar ou tentar encobrir a história não apagará os fatos. Pois, ainda que ninguém lhes dê voz, os mortos falarão por si

No Brasil, apesar dos fatos, dos fartos documentos, das revelações de torturadores e torturados, dos corpos das vítimas e dos mortos jamais encontrados, uma minoria teima em negar a ditadura e o golpe militar, que em 1 de abril completou 58 anos.

Há os que insistem em que o passado fique onde está, para que não venha assombrar de culpa e vergonha os torturadores e seus descendentes. O passado, entretanto, não se mata. Ele ecoa no presente e, para que não seja repetido no futuro, é preciso conjurá-lo para todo sempre. Como o Holomodor, o Holocausto e a escravidão, devemos lembrar e repudiar a grande tragédia política e civilizatória que foi a ditadura militar.

Graças à Lei da Anistia, assinada pelo último ditador, os criminosos do regime foram juridicamente perdoados — não é possível condená-los penalmente. Mas, lembremos: perdoar não é esquecer.

Tópicos

Como foi a ditadura de Franco na Espanha? O que aconteceu no Dia D? O que causou o franquismo? O que era a falange? O que foi chamado o Dia D? O que foi o Dia D Brainly? O que foi o Dia D na França e a derrota da Alemanha? O que foi o governo de Stalin? o que foi o holocausto O que foi o Holocausto Brainly? O que foi o Holocausto e suas consequências? O que foi o Tribunal de Nuremberg criado pelo Tratado de Londres 1945? O que o franquismo defendia? O que Stalin fez na Segunda Guerra Mundial? Por que foi criado em 20 de novembro de 1945 o Tribunal de Nuremberg? Por que Franco virou um herói de guerra? Por que Nuremberg foi escolhida para o julgamento? Por que o Dia D recebeu esse nome? Por que os nazistas provocaram o Holocausto? Porque a maioria dos judeus são ricos? Porque o julgamento foi em Nuremberg? Porque os judeus foram para os campos de concentração? Porque os nazistas perderam a guerra? Quais são as características do franquismo? Qual era a religião de Stalin? Qual foi a atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial? Qual foi a batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial? Qual motivo do Holocausto? Quando começou o Holocausto? Quando Franco caiu? Quanto tempo durou a ditadura de Franco? Quantos judeus sobreviveram ao Holocausto? Quantos soldados aliados morreram no Dia D? Quem criou o Holocausto? Quem exerce o poder na ditadura? Quem foi Josef Stalin e qual a maior crítica feita a ele? Quem foi o líder do franquismo? Quem foi os líderes Stalin e Lenin? Quem foi Stalin E o que ele fez? Quem foi Stalin no contexto da guerra? Quem governou antes de Stalin? Quem veio antes de Stalin? Quem veio antes Lenin ou Stalin?

Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.