O RB Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2 a 1 nesta quinta-feira e se classificou pela primeira vez em sua curta história para as semifinais da Liga dos Campeões.

Um chute do americano Tyler Adams na reta final da partida (88) desviou no zagueiro Stefan Savic e foi parar no fundo das redes do goleiro Jan Oblak, garantindo a vitória do time alemão, que é comandado pelo jovem treinador Julian Nagelsmann.

O espanhol Dani Olmo havia aberto o placar para o Leipzig no início do segundo tempo (50) e o atacante português João Félix empatou aos 71, convertendo um pênalti.

O terceiro colocado na última Bundesliga já havia eliminado o Tottenham, vice-campeão da Champions no ano passado, nas oitavas de final.

A vítima agora foi o clube madrilenho, vice-campeão europeu duas vezes recentemente (em 2014 e 2016).

– Leipzig pressiona –

Desde o início, o Leipzig mostrou grandes ambições, apesar da saída de seu astro Timo Werner, que recentemente deixou o clube e se transferiu para o Chelsea.

Marcel Halstenberg, após uma rebatida do uruguaio José Giménez em cobrança de escanteio, mandou muito alto quando parecia ter tudo para marcar, na primeira chance do jogo para os alemães, aos 4 minutos.

O Atlético testou duas vezes o goleiro húngaro Peter Gulacsi, primeiro com uma cabeçada do montenegrino Stefan Savic (11) e depois com um chute forte do belga Yannick Carrasco (13).

Leipzig se mostrou ofensivo em todos os momentos e não deixou os jogadores de Diego Simeone chegarem com facilidade.

O Atlético fazia jus a sua reputação de time sólido, particularmente graças ao domínio na disputa aérea com seus defensores Stefan Savic e José Maria Giménez.

Mas do outro lado, o francês Dayot Upamecano se destacou nos duelos, assim como o goleiro Gulacsi, provando que o Leipzig não foi por acaso a segunda melhor defesa da Bundesliga.

Nos acréscimos da primeira etapa (45+1), Upamecano quase abriu o placar de cabeça para a equipe alemã.

– Adams decide –

Mas o primeiro gol só saiu no segundo tempo (50), quando Dani Olmo desviou também de cabeça um cruzamento do austríaco Marcel Sabitzer.

A entrada de João Félix no jogo mudou o Atlético. Ele entrou em campo aos 58 e sofreu o pênalti que permitiu o empate e que ele mesmo converteu (71).

O jogo esfriou a partir desse momento e tudo levava a crer que haveria uma prorrogação, mas aos 88 veio o gol da vitória alemã, quando o espanhol Angeliño cruzou rasteiro para o jovem Tyler Adams, que da entrada da área optou por um chute forte que desviou em Savic e enganou Jan Oblak.

O técnico do Leipzig, Julian Nagelsmann, vibrou muito e elogiou sua equipe: “Foi uma vitória absolutamente merecida. Defendemos com uma paixão incrível, depois do nosso primeiro gol ficamos um pouco passivos, perdemos algumas bolas muito facilmente. Não conseguimos segurar a vantagem naquele momento, mas depois voltamos a melhorar. Nosso segundo gol teve um pouco de sorte, mas fomos a melhor equipe.

O time ‘colchonero’, também terceiro na última liga espanhola, terá que esperar para conquistar o tão sonhado primeiro título de campeão europeu. A decepção é grande já que as expectativas haviam disparado depois que o Atlético conseguiu eliminar o todo poderoso Liverpool, atual campeão, nas oitavas de final.

– Foco no PSG –

O RB Leipzig, que disputa a Champions pela segunda temporada em sua história, vai enfrentar o Paris Saint-Germain na terça-feira pela primeira semifinal deste “Final 8” disputado em Lisboa.

Adams, o herói da classificação, falou sobre o próximo adversário: “Estamos muito animados, sabemos que o PSG é uma grande equipe e vimos ontem o que eles fizeram contra o Atalanta, com os jogadores que entraram em campo. Agora temos que descansar e refazer um plano de jogo, mas estamos confiantes em nossa capacidade”.

Na quarta-feira o time francês conseguiu uma virada dramática nos acréscimos e venceu o Atalanta também por 2 a 1 na partida que abriu as quartas de final na capital portuguesa.

Haverá, portanto, um finalista inédito nesta edição da Liga dos Campeões.

O futebol espanhol tem agora apenas um representante nesta Liga dos Campeões, o Barcelona, que na sexta-feira fará outro duelo espanhol-alemão das quartas de final contra o campeão da Bundesliga, o Bayern de Munique.

Para o sábado resta o encerramento desta fase, com a partida entre o Manchester City e o Lyon.

bur-ah-dr/ah-ama/ole/aam