O RB Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2 a 1 nesta quinta-feira e se classificou pela primeira vez em sua curta história para as semifinais da Liga dos Campeões.

Um chute do americano Tyler Adams na reta final da partida (88) desviou em um defensor da equipe espanhola e foi parar no fundo das redes do goleiro Jan Oblak, garantindo a vitória do time alemão, que é comandado pelo jovem treinador Julian Nagelsmann.

O espanhol Dani Olmo havia aberto o placar para o Leipzig no início do segundo tempo (50) e o atacante português João Félix empatou aos 71, convertendo um pênalti.

O terceiro colocado na última Bundesliga já havia eliminado o Tottenham, vice-campeão da Champions no ano passado, nas oitavas de final.

A vítima agora foi o clube madrilenho, vice-campeão europeu duas vezes recentemente (em 2014 e 2016).

O time ‘colchonero’, também terceiro na última liga espanhola, terá que esperar para conquistar o tão esperado primeiro título de campeão europeu. A decepção é grande já que as expectativas haviam disparado depois que o Atlético conseguiu eliminar o todo poderoso Liverpool, atual campeão, nas oitavas de final.

O RB Leipzig, que disputa a Champions pela segunda temporada em sua história, vai enfrentar o Paris Saint-Germain na terça-feira pela primeira semifinal deste “Final 8” disputado em Lisboa.

Na quarta-feira o time francês conseguiu uma virada dramática nos acréscimos e venceu o Atalanta também por 2 a 1 na partida que abriu as quartas de final na capital portuguesa.

Haverá, portanto, um finalista inédito nesta edição da Liga dos Campeões.

bur-ah-dr/ah-ama/ole/aam