A política no Brasil atraiu as atenções da população em diferente momentos neste ano. Um dos momentos mais marcantes e midiáticos de 2025 foi o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo foi acompanhado no voto a voto dos ministros até o final. Por quatro a um, Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de estado e mais outro quatro crimes. Hoje, está detido em uma sala da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
A esperança de Bolsonaro está no PL da Dosimetria, que foi votado e aprovado no Congresso. O projeto propõe reduzir penas dos condenados e réus do 8 de janeiro. Antes da votação no Senado, manifestações foram organizadas em várias cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, como
tinha acontecido quando a população foi às ruas contra o PEC da Blindagem e o PL da Anistia, movimento que barrou o avanço das duas pautas no Congresso.
E, por falar em Congresso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por momentos de “tapas e beijos” com as duas casas ao longo de 2025. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), já apoiaram projetos do executivo, e também atacaram as decisões do Planalto, como a indicação de Jorge Messias, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), feita por Lula, para a vaga aberta no STF com a surpreendente – e antecipada – aposentadoria do ministro Luis Roberto Barroso.
A COP30, em Belém, é outro marco do ano, em que se destacou a discussão sobre a eliminação da dependência dos combustíveis fósseis, que ganhou peso na conferência, mas não entrou no documento final do evento.
No mundo, um dos acontecimentos que mais repercutiram globalmente foi o cessar-fogo estabelecido entre Israel e Gaza, em acordo costurado com apoio dos Estados Unidos. A segunda fase do plano ainda não tem data para acontecer.
Entre as personalidades que brilharam em 2025 estão a atriz Fernanda Torres, ganhadora de um Globo de Ouro por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”; o influenciador Felca; a cantora Lady Gaga (que fez uma mega apresentação na praia de Copacabana); o brasiliense Caio Bonfim, campeão mundial de marcha atlética; e o ator Wagner Moura, que está se destacando com o filme “O Agente Secreto”.
Acesse esta e as edições anteriores de IstoÉ (em PDF) em revista.istoe.com.br.