Quando estiver pronto, o Campo dos Afonsos Residencial Club, da Tegra Incorporadora, ficará próximo ao Complexo Esportivo de Deodoro, um dos mais importantes legados dos Jogos Olímpicos Rio 2016. E diferentemente da maioria das regiões olímpicas na história dos Jogos, o legado foi além da esfera esportiva. Está focado, principalmente, em gerar áreas de lazer para a população.

Com 490 mil metros quadrados, sendo 60% de área verde, o Parque Radical, em Deodoro, se transformou no segundo maior parque público do Rio na região, agradando em cheio a população jovem. Além do lago artificial com três níveis de profundidade, o parque conta ainda com áreas de descanso, chuveiros, piso antiderrapante e antitérmico, espreguiçadeiras, mesas, cadeiras, ombrelones e banheiros químicos.

A estrutura inclui áreas para crianças, locais de venda de bebidas e lanches. Outro legado importante é a Arena da Juventude, na Vila Militar. Com capacidade para 2.000 espectadores permanentes, o local se transformou em um centro de formação e aprimoramento de atletas. O Parque Olímpico de Deodoro existe desde 2007, quando foi criado para os Jogos Pan-Americanos. Um dos maiores desafios do projeto para a Rio 2016 foi adaptar as instalações esportivas já existentes aos padrões olímpicos e integrá-las às novas, formando uma unidade.