MILÃO, 2 SET (ANSA) – O presidente da Lega Serie A, Ezio Simonelli, anunciou nesta terça-feira (2) que a entidade organizadora da principal divisão do Campeonato Italiano mudou de nome.
De acordo com o gestor, que comunicou a alteração em uma coletiva de imprensa após uma assembleia em Milão, a palavra “calcio” voltará a marcar presença no nome oficial.
“Não nos chamaremos mais Lega Nazionale Professionisti Serie A, um nome muito longo e difícil de pronunciar, mas estamos voltando às nossas raízes e, a partir de hoje, nos chamaremos Lega Calcio Serie A novamente. Estamos colocando o futebol de volta no centro do nosso projeto”, declarou.
O futebol da Itália é mundialmente conhecido como “calcio”, termo que remete ao verbo “calciare”, ou seja, “chutar”. No país, a origem da palavra está atrelada ao antigo calcio storico fiorentino, uma mistura de futebol e rúgbi desenvolvido no século 16.
A Lega Nazionale Professionisti Serie A foi formada em 2010, após a Lega Nazionale Professionisti ser desmembrada em duas entidades distintas. A outra se transformou na Lega Nazionale Professionisti Serie B, que rege a segunda divisão do futebol da Itália. (ANSA).