Astro da NBA e do Los Angeles Lakers, LeBron James causou surpresa ao decidir manter seu nome na camisa quando a temporada retornar em vez de estampar uma mensagem contra o racismo, o que foi permitido pela liga em anuncio feito recentemente. O jogador é um dos mais ativos nas causas sociais.

A NBA autorizou que jogadores usem uniformes com mensagens por justiça social em vez de seus tradicionais sobrenomes durante os quatro primeiros dias do reinício da liga. A iniciativa acontece em meio ao cenário em que protestos antirracistas acontecem pelo mundo todo, desencadeados pela morte do ex-segurança negro George Floyd por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos.

James participou de uma videoconferência neste sábado com jornalistas e explicou sua decisão. “Eu não preciso ter algo nas costas da minha camisa para as pessoas entenderem minha missão ou saberem sobre o que eu sou e o que eu estou fazendo aqui”, explicou.

O astro do Los Angeles Lakers simulou uma lista de frases aprovadas pela NBA, mas não viu uma que o convenceu a fazer tal mudança. “Não é desrespeito com a lista que foi distribuída a todos os atletas”, explicou o astro. “Eu recomendo a alguém que queira estampar tal mensagem. É apenas algo que realmente não ressoa seriamente com a minha missão, com o meu objetivo.”

“Eu adoraria ter algo a dizer sobre o que teria saído na parte de trás da minha camisa. Eu tinha algumas coisas em mente, mas não fazia parte desse processo, o que é bom. Eu estou absolutamente bem com isso”, acrescentou LeBron.

Uma das principais vozes do esporte mundial na luta antirracista e apoiador de protestos contra as desigualdades sociais, LeBron James considera que a sua missão vai muito além do que apenas exibir uma frase em seu uniforme.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Essa é a missão em que estou há muito tempo. É ótimo que muitas orelhas das pessoas estejam se abrindo. Muitas pessoas estão entendendo, muitas pessoas estão reconhecendo. Muitas pessoas ainda não entendem, e muitas ainda têm medo de falar sobre o racismo que ocorre nos Estados Unidos, especialmente para o nosso povo. Mas temos alguns ouvidos, e continuaremos a mostrar para todos que somos humanos também. Não queremos ser apenas usados ??para nossas habilidades dadas por Deus”, ressaltou.

Algumas das frases aprovadas pela NBA para que jogadores usem no lugar de seus nomes são: “Vidas Negras Importam”, “Diga Seus Nomes”, “Não Consigo Respirar” e “Nos Respeitem”. Esta última foi escolhida pelo colega dos Lakers de LeBron, JaVale McGee.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias