LeBron James, campeão desta temporada da NBA com o Los Angeles Lakers e criador de uma campanha para estimular os afro-americanos a se registrarem como eleitores e a votar nas eleições presidenciais americanas de 3 de novembro passado, foi eleito “Atleta do Ano” de 2020 pela revista Time.

O anúncio feito nesta quinta-feira pela revista americana ocorre dias depois de LeBron ser nomeado “Esportista do Ano” pela revista Sport Illustrated, uma lista que também incluiu atletas ativistas do movimento Black Lives Matter de 2020 (“Vida Negras Importam”), que envolveu várias modalidades esportivas e a sociedade americana.

A Time elogiou a “More than a Vote” (“Mais do que um voto”), uma organização sem fins lucrativos da LeBron cujo objetivo não é endossar candidatos, mas encorajar os cidadãos afro-americanos e outros a exercer seu direito de voto.

A revista observou que o grupo promoveu o uso de arenas esportivas como locais de votação, oferecendo espaços maiores que permitiriam o distanciamento social durante a pandemia do coronavírus, e ajudou a recrutar mais de 40.000 eleitores em todo o país.

“A cada passo, LeBron apoiou o trabalho recrutando outros atletas para a causa, promovendo ‘Mais do que um voto’ para seus mais de 48 milhões de seguidores no Twitter e tornando-se um canal de publicidade usando uma camisa com a frase ‘Vote or die!’ (‘vote ou morra’) “, escreveu a revista.

“Foi o exemplo mais visível do aumento do ativismo que varreu o mundo dos esportes em 2020. Relembrando a famosa relutância do ícone da NBA, Michael Jordan, em falar sobre política e questões sociais.”

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A Time acrescentou que LeBron “estabeleceu um novo paradigma, no qual a influência dos negócios existe ao lado de princípios políticos”.

“Ele continua a ser um dos melhores garotos-propaganda do mundo, promovendo a Nike, AT&T, Walmart e outras grandes marcas. E desconstruiu a noção antiquada de que o envolvimento político e social é uma espécie de distração para os atletas”, acrescentou o publicação.

A revista observou que no caminho para a conquista de seu quarto título da NBA, LeBron tornou-se pela primeira vez em sua carreira o jogador com o maior número de passes (assistências) para cestas, e seu sucesso simultâneo dentro e fora das quadras mostra que os atletas “agora podem trazer toda a sua humanidade para seus jogos “.

bb/meh/ol/lca

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias