Leão XIV reza em túmulo de São Paulo e toma posse de basílica

VATICANO, 20 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV tomou posse da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, nesta terça-feira (20) e rezou diante do túmulo do chamado “Apóstolo dos Gentios”, em mais um rito de início de seu pontificado.   

No início de sua visita, Robert Francis Prevost desceu ao túmulo de São Paulo, ajoelhou-se e permaneceu em veneração e oração. Na sequência, celebrou uma missa perante uma igreja lotada de fiéis.   

O novo líder da Igreja Católica destacou a “graça, fé e justiça” como “os três grandes temas” da carta dirigida por São Paulo aos cristãos de Roma, cuja passagem foi lida durante a celebração e sobre a qual convidou a todos a refletir, “enquanto confiamos à intercessão do Apóstolo dos Gentios o início deste novo pontificado”.   

“Que o Senhor me dê a graça de responder fielmente ao seu chamado”, disse ele, lembrando que “São Paulo diz antes de tudo que recebeu de Deus a graça do chamado”.   

Prevost reforçou que “na raiz de toda vocação está Deus: a sua misericórdia, a sua bondade, generosa como a de uma mãe”, ao citar Paulo, que fala na mesma passagem de “obediência da fé” e compartilha o que vivenciou quando o Senhor aparece em seu caminho em Damasco.   

Ele lembra que o Senhor não priva a liberdade, mas deixa a possibilidade de uma escolha, de uma obediência que era fruto de trabalho, de lutas internas e externas, que ele aceitou enfrentar. Portanto, “a salvação não vem por magia, mas por um mistério de graça e de fé, do amor proveniente de Deus e da adesão confiante e livre do homem”.   

“Peçamos ao Senhor que também nós saibamos responder aos seus convites da mesma maneira”, pediu o Papa, apelando para que “Ele cultive e difunda sua caridade, aproximando-nos uns dos outros”.   

Em atualização… (ANSA).