Leão XIV recebe líder de bispos da Nicarágua expulso por Ortega

VATICANO, 23 AGO (ANSA) – O papa Leão XIV se reuniu neste sábado (23) com o presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, Carlos Enrique Herrera, exilado em meio à tensa relação entre o governo de Daniel Ortega e a Igreja Católica no país.   

O encontro foi anunciado pela Santa Sé em seu boletim diário, sem detalhes sobre a conversa.   

O bispo de 75 anos, que era responsável pela Diocese de Jinotega, foi expulso pelas autoridades do país em novembro de 2024 e encontra-se exilado na Guatemala, por ter criticado a Prefeitura da cidade por interromper celebrações litúrgicas.   

“É um sacrilégio o que o presidente da câmara e todas as autoridades municipais estão a fazer”, declarou ele na ocasião.   

Seu exílio se somou ao de outros bispos, como Rolando Álvarez, que chegou a ser condenado a 26 anos de cadeia por se opor a Ortega e foi expulso para o Vaticano, e Isidoro Mora, à perseguição e repressão de outros clérigos.   

Ortega está no poder desde 2007 e tem intensificado a perseguição a grupos opositores, fechando ONGs, veículos de comunicação e entidades religiosas. As relações entre a Nicarágua e a Santa Sé estão suspensas desde que o falecido papa Francisco definiu o regime sandinista como “ditadura grosseira”.   

(ANSA).