VATICANO, 16 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV fará seu primeiro passeio de papamóvel em meio aos fiéis que se reunirão na Praça São Pedro, no Vaticano, para a missa que marcará o início de seu pontificado, no próximo domingo (18).
Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, a cerimônia de posse, ou entronização, começará às 10h da manhã (4h, horário de Brasília) e será precedida por um passeio no papamóvel, às 9h (3h, no Brasil). A praça será aberta aos fiéis às 6h (horário local).
Após o passeio no papamóvel, Robert Francis Prevost irá primeiro à basílica, ao túmulo de Pedro, onde estarão o pálio e o anel do pescador. Em seguida, acompanhado pelos Patriarcas Católicos de Rito Oriental, ele sairá em procissão em direção à Praça São Pedro, onde será celebrada a missa.
A recitação da oração Regina Coeli será na própria Praça São Pedro, e não na janela do Palácio Apostólico, no final da missa.
Logo após, o pontífice norte-americano entrará na Basílica de São Pedro para saudar as delegações presentes. Bruni especificou que, até o momento, não há informações sobre possíveis encontros bilaterais.
Na praça, as delegações estrangeiras, como tradição, ficarão sentadas na ala direita, de frente para a igreja. De acordo com o porta-voz do Vaticano, os primeiros na ordem “serão [representantes de] Itália, Estados Unidos e Peru”. (ANSA).