Leão XIV é homenageado por Roma e defende valores de humanidade

VATICANO, 25 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV recebeu na manhã deste domingo (25), na Piazza dell’Ara Coeli, aos pés da escadaria do Campidoglio, uma homenagem da prefeitura de Roma, prestada pelo prefeito Roberto Gualtieri, e defendeu que a cidade se destaque sempre pelos valores de humanidade.   

Em meio a uma multidão, o político italiano entregou o reconhecimento da “Cidade Eterna” a Robert Francis Prevost e destacou de “importantes missões a serem enfrentadas”, mencionando em particular o evento do Jubileu dedicado aos jovens, de 28 de julho a 3 de agosto.   

Durante seu discurso, Gualtieri reiterou o compromisso de concluir “as muitas obras materiais e imateriais iniciadas, para fazer de Roma uma cidade mais justa, sustentável e inclusiva”, sobretudo “atenta aos últimos, aos mais frágeis”.   

“Esta cidade está pronta para acompanhá-lo, para ajudar a afirmar o paradigma de uma nova política, de novas relações entre povos e Estados, de uma melhoria do modelo social”, afirmou Gualtieri, enfatizando “o vínculo entre a dimensão universal da Igreja e Roma” que “alimenta esta cidade ao longo dos séculos, gerando cultura, civilização, relações”, mas também “responsabilidades comuns” como a paz.   

Por fim, Gualtieri recordou o apelo à paz pronunciado 10 vezes por Leão XIV na noite de sua eleição e afirmou que a paz é “a vocação universal mais forte de Roma”.   

“Continuaremos a trabalhar para que Roma se torne um modelo de harmonia entre o homem e o meio ambiente, uma cidade capaz de governar as mudanças tumultuadas ligadas às grandes revoluções em curso, a começar pela irrupção da tecnologia e da inteligência artificial em nossas vidas”, concluiu.   

Por sua vez, Leão XIV pediu “que Roma se destaque sempre por aqueles valores de humanidade e civilização que tiram sua força vital do Evangelho”.   

“Hoje posso dizer que, com vocês e por vocês, eu sou romano”, declarou o primeiro pontífice norte-americano em sua saudação aos presentes na breve cerimônia, citando Santo Agostinho.   

A breve parada aos pés da “casa da administração cívica e democrática da cidade” é a confirmação do “afeto” que o Pontífice tem pela “Cidade Eterna” Prevost se disse grato pelo apoio recebido nestes primeiros passos de seu pontificado e, em particular, neste dia importante e destacou que sente “a grave, mas apaixonada responsabilidade de servir a todos os seus membros, tendo em mente, antes de tudo, a fé do povo de Deus e, depois, o bem comum da sociedade”.   

Por fim, Prevost cumprimentou Gualtieri com um aperto de mão e entrou no carro para seguir rumo à Basílica de San Giovanni in Latereno (ou São João de Latrão, em português), onde tomará posse naquela que é considerada a primeira basílica cristã do mundo e a “mãe” de todas as igrejas.   

Na sequência, às 19h (14h no horário de Brasília), o pontífice irá para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde rezará perante a imagem mariana da Salus Populi Romani (a “protetora do povo romano”). (ANSA).