Leão XIV convoca primeiro consistório de seu pontificado

CIDADE DO VATICANO, 20 DEZ (ANSA) – O papa Leão XIV convocou neste sábado (20) o primeiro consistório extraordinário de seu pontificado, que será realizado nos dias 7 e 8 de janeiro, no Vaticano, e servirá para fortalecer a colaboração do líder da Igreja Católica e os cardeais.   

De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro “será marcado por momentos de comunhão e fraternidade”, além de representar um “tempo dedicado à reflexão e à partilha”, com o objetivo de “promover o discernimento comum e oferecer apoio e aconselhamento ao Papa no exercício de sua elevada e importante responsabilidade de governar a Igreja”.   

Ainda segundo o comunicado, o Vaticano informou que a cúpula também buscará “fortalecer a comunhão entre o Bispo de Roma e os cardeais, chamados a colaborar de modo particular em sua preocupação com o bem da Igreja universal”.   

O pontífice americano participou, na Praça São Pedro, da última das audiências jubilares de sábado, iniciadas há quase um ano pelo falecido papa Francisco.   

“O Jubileu está chegando ao fim, mas a esperança que este ano nos deu não termina: permaneceremos peregrinos da esperança. Sem ela, estamos mortos; mas, com esperança, chegamos à luz. O que ameaça e mata não é a força: é a arrogância, o medo agressivo e o mal que nada gera. A força de Deus dá à luz. Por isso, gostaria de lhes dizer, finalmente: ter esperança é gerar”, afirmou Robert Francis Prevost. (ANSA).