Leão XIV convoca 1º consistório sobre canonizações em 13/6

VATICANO, 21 MAI (ANSA) – O papa Leão convocou seu primeiro consistório público ordinário sobre diversas causas de canonização para o próximo dia 13 de junho, anunciou a Santa Sé nesta quarta-feira (21).   

A data foi divulgada no calendário oficial do mês de junho, revelado por dom Diego Ravelli, responsável pelas celebrações papais.   

Em fevereiro passado, o papa Francisco, cuja morte completa um mês hoje, já havia assinado uma ordem convocando um consistório durante sua internação no Hospital Gemelli, em Roma, onde foi hospitalizado para tratar uma pneumonia bilateral.   

Apesar de não ter definido a data, o então líder da Igreja Católica anunciou a intenção de organizar a reunião oficial do Colégio dos Cardeais para discutir as datas de canonização de novos santos em 2025.   

Agora, a expectativa para o consistório de 13 de junho é que Robert Francis Prevost defina uma nova data para a canonização do beato italiano Carlo Acutis, que se tornará o primeiro santo “millennial” da Igreja Católica e é considerado o “padroeiro” da internet.   

Inicialmente, a cerimônia aconteceria no dia 27 de abril, coincidindo com o Jubileu dos Adolescentes, mas foi suspensa por causa da morte de Jorge Bergoglio, que culminou em um período de Sede Vacante e consequentemente no conclave para definir o novo papa.   

Além da de Acutis, também devem ser discutidas as canonizações do beato Giuseppe Gregorio Hernández Cisneros, fiel leigo, nascido em Isnotú (Venezuela), em 26 de outubro de 1864, e falecido em Caracas, em 29 de junho de 1919, e do beato Bartolo Longo, fiel leigo, nascido em Latiano (Brindisi), em 10 de fevereiro de 1841, e falecido em Pompeia (Nápoles).   

O último consistório de Francisco foi realizado em 7 de dezembro de 2024, o décimo de seu pontificado, no qual ele criou 21 novos cardeais. (ANSA).