Leão Serva deixa a TV Cultura após cinco anos

Comunicador ganhou destaque por sua condução dos debates eleitorais

Reprodução
Leão Serva deixa a TV Cultura após cinco anos Foto: Reprodução

Leão Serva está deixando a TV Cultura, emissora onde atuava desde agosto de 2019. Durante esse período, foi diretor de Jornalismo por quase quatro anos e, mais recentemente, exercia a função de correspondente internacional em Londres. Sua atuação à frente dos debates eleitorais foi amplamente elogiada, especialmente pela postura firme e pela condução ágil em momentos de tensão ao vivo.

Entre os episódios mais marcantes está o debate à Prefeitura de São Paulo, em 2024, quando precisou intervir após José Luiz Datena atingir Pablo Marçal com uma cadeirada. Já em 2022, ao mediar o debate entre os candidatos ao Governo de São Paulo, defendeu a jornalista Vera Magalhães após uma agressão verbal, afastando com veemência o celular de um homem que a atacava enquanto fazia uma live.

A saída de Leão Serva coincide com mudanças na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com o pedido de demissão de Jean Lima, presidente desde outubro de 2023, André Basbaum — então diretor de integração de jornalismo da TV Record — será nomeado como novo presidente da EBC. A informação foi divulgada pela Agência Gov.

Com 25 anos de carreira, Basbaum acumula passagens pelas quatro maiores emissoras do país. Já atuou como editor de Economia no Jornal Nacional, editor-chefe do SBT Brasil, editor de especiais do Jornal da Record e diretor de Jornalismo na Band. Sua indicação partiu de Sidônio Palmeira, ministro-chefe da Secom-PR, segundo a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.