Milan e Inter de Milão se enfrentam nesta quarta-feira pelo jogo de ida da semifinal da Champions League. Em um duelo muito equilibrado, cada equipe conta com sua dupla de ataque para tentar surpreender o adversário e avançar para jogar a grande decisão, em Istambul.

A equipe de Simone Inzaghi conta com a dupla que foi chave na conquista do Campeonato Italiano, em 2020/2021, mas que também vive uma boa fase nas últimas semanas. Por outro lado, o time dirigido por Stefano Pioli sonha com a recuperação de lesão de Rafael Leão e com a experiência de Giroud para causar danos ao rival.

TORCENDO PELA RECUPERAÇÃO

Técnico do Milan, Stefano Pioli não confirmou a presença de Rafael Leão no confronto desta quarta-feira após o jogador ter saído de campo nos primeiros minutos do jogo contra a Lazio, pelo Campeonato Italiano.

– Ele provará sua força e vamos entender se ele poderá jogar a partida. Se eu o convocar, é porque ele tem condições de jogar. Se o teste for “limpo”, ele vai poder jogar desde o início.. Rafa tem características únicas, mas se não puder jogar iremos com outros recursos.

Um triunfo do Milan na semifinal deve passar muito pela presença de Rafael Leão, que teve um papel fundamental na classificação da equipe rossonera sobre o Napoli, nas quartas de final. O atleta contribuiu com as duas assistências nos dois gols marcados por seu time, além de ter sofrido um pênalti desperdiçado por Giroud.

Em clássicos, a dupla do Milan não possui um bom retrospecto diante da Inter de Milão. Em seis duelos contra a equipe nerazzuri, Giroud marcou três gols, contribuiu com uma assistência, foi decisivo em duas vitórias de seu clube contra o adversário no Campeonato Italiano (sendo uma na temporada passada e outra na atual temporada), mas também soma três derrotas e um empate.

Por outro lado, Rafael Leão já disputou 12 partidas contra a Inter de Milão, tendo marcado dois gols e duas assistências, mas em apenas dois confrontos. O português foi decisivo na vitória rossonera sobre o rival por 3 a 2 na 5ª rodada do Campeonato Italiano, mas soma apenas três triunfos diante de sete derrotas e dois empates.

Enquanto Giroud é a grande referência do setor ofensivo do Milan, Rafael Leão é o maior talento da equipe, uma espécie de válvula de escape por conta da sua capacidade de imprimir velocidade pelo lado esquerdo e desequilibrar a defesa adversária com seus dribles.

EM GRANDE FASE

Campeões da Itália em 2020/2021, Lautaro Martínez e Lukaku se reencontraram nesta temporada após o centroavante belga se transferir para o Chelsea, mas retornar ao clube nerazzurri por empréstimo. Muito criticado pelos torcedores em sua volta, o jogador vem dando a volta por cima na reta final da temporada.

Lautaro Martínez vive sua melhor temporada desde que chegou em Milão, além de ter um grande desempenho conta o Milan. Em 12 partidas contra o maior adversário da cidade, o argentino balançou as redes sete vezes, além de ter contribuído com uma assistência. Nessa amostragem, o atleta venceu sete jogos, enquanto teve apenas três derrotas e dois empates.

Por outro lado, Lukaku vem tendo uma temporada muito complicada marcada por lesões e críticas. Entre agosto e novembro, o belga ficou afastado dos gramados tratando uma lesão muscular e não conseguia ter o impacto que apresentou antes de conseguir uma transferência para a Premier League.

Em 10 partidas realizadas de abril para cá, o atleta marcou cinco gols e contribuiu com quatro assistências. Além disso, o jogador vem sendo decisivo e balançando as redes em duelos das oitavas e quartas de final da Champions League, mas também na semifinal da Copa da Itália.

Contra o Milan, Lukaku possui um grande aproveitamento e é uma das esperanças de Simone Inzaghi para chegar na final da Liga dos Campeões. Em seis jogos contra a equipe rossonera, o belga tem cinco vitórias e apenas uma derrota, além de cinco gols marcados e uma assistência em suas estatísticas.

Na atual temporada, a Inter de Milão tem duas vitórias contra uma derrota diante do Milan e ambas as equipes possuem campanhas parecidas no Campeonato Italiano. Em um duelo muito equilibrado, a presença de força máxima no ataque em cada time será essencial em uma fase tão aguda da competição.