Um homem de 49 anos apontado como líder do PCC (Primeiro Comando da Capital) na Baixada Santista foi preso nesta segunda-feira, 13, em uma chácara na zona rural da cidade de Peruíbe, litoral de São Paulo.
O suspeito não teve o nome informado, mas, segundo a Polícia Civil, é conhecido pelo apelido de “Leão Banguelo“, disciplina geral da facção na Baixada e responsável por “execuções e justiçamentos” paralelos na região. A defesa dele não foi localizada.
+Ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes foi executado a tiros na região em setembro; relembre
+PCC age como máfia e mata para dissuadir autoridades, diz Lincoln Gakiya
A prisão foi realizada por agentes da 3ª Delegacia de Homicídios do Deic (Departamento de Investigações Criminais) de Santos, em cumprimento a um mandado de prisão temporária e de busca e apreensão.
De acordo com os policiais, “Leão Banguelo” foi localizado após um trabalho de investigação e inteligência policial que tinha como objetivo identificar os envolvidos em atentados contra policiais do Grupo de Operações Especiais de Santos.
Com o suspeito, foram apreendidos dois aparelhos celulares usados para comunicação com outros membros da facção, que serão analisados pela perícia técnica. “Leão Banguelo” foi levado a uma unidade policial e, em seguida, encaminhado à Cadeia Pública, onde permanece à disposição da Justiça.