Dados de 2020 mostram que houve um aumento de 70% no número de denúncias de intolerância religiosa em comparação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte dos relatos foi feita por praticantes de crenças como Umbanda e Candomblé. Em janeiro, mês do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), o projeto “Conversas que Importam” traz o tema para discussão, reunindo pessoas de diversas experiências religiosas em um bate-papo que irá ao ar no dia 30 de janeiro, nos canais do YouTube Brasil e Muro Pequeno (Murilo Araújo).

Organizado pelo YouTube Brasil em parceria com a Play9 o encontro virtual reúne Leandro Karnal (ateu), professor e escritor; Luana Xavier (umbandista), assistente social, atriz, apresentadora do programa Viagem a Qualquer Custo e mulher negra com grande relevância na produção de conteúdo nas redes sociais; Rodney William, babalorixá (matriz africana) e antropólogo; e Murilo Araújo (cristão), YouTuber que comanda o canal Muro Pequeno e foi selecionado recentemente para o Fundo Vozes Negras do YouTube.

Entre os temas abordados, os convidados falam sobre a religião como uma forma de pertencimento, a influência da família e os ensinamentos passados entre gerações. Eles também discutem a lei que considera crime o preconceito ou discriminação contra religiões e como os elementos jurídicos ainda não são suficientes para a contenção de ações discriminatórias e a quebra de estigmas de algumas religiões.

O projeto #ConversasQueImportam, desenvolvido pelo YouTube Brasil com a Play9, estúdio de conteúdo de Felipe Neto e João Pedro Paes Leme, promove desde 2020 diálogos embasados em narrativas plurais e diversas em diferentes formatos e nas redes sociais do YouTube. Até o momento, já foram realizadas sete edições do projeto, somando mais de 10 milhões de visualizações.