O tradicional Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia que os grandes homenageados de sua 28ª edição serão Lázaro Ramos e Taís Araujo. Juntos como casal desde 2004 e pais de dois filhos, eles se tornaram uma das duplas mais admiradas do país pela força de suas trajetórias individuais e pela relevância de sua atuação conjunta no audiovisual.
Taís, que em 2025 celebrou 30 anos de carreira, soma mais de 30 produções na televisão e 10 filmes no cinema; Lázaro, com 27 anos de trajetória, participou de mais de 30 produções na TV e mais de 40 longas-metragens. A consistência, a amplitude e o impacto das trajetórias de ambos fazem com que, pela primeira vez, um casal receba a homenagem máxima do festival, reconhecendo sua contribuição decisiva para o teatro, cinema e a televisão.
A mostra acontece de 7 a 14 de abril de 2026, no histórico cinema L’Arlequin, em Saint-Germain-des-Prés, e a programação completa será anunciada em breve. A curadora e diretora da mostra, Katia Adler, preparou uma seleção especial de filmes que celebram diferentes momentos da trajetória dos dois artistas. Entre os destaques está “Medida Provisória”, longa que marcou a estreia de Lázaro Ramos na direção de ficção e que também traz Taís Araujo em um dos papéis centrais.
A homenagem inclui ainda títulos emblemáticos de suas filmografias: de Lázaro, “Madame Satã”, de Karim Aïnouz e “Tudo o que Aprendemos Juntos”, de Sérgio Machado; e de Taís, “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso”, de Denise Saraceni e Allan Fiterman, e “Garrincha – Estrela Solitária”, de Milton Alencar.
Segundo Katia Adler, a escolha dos homenageados reflete a importância simbólica e artística da dupla para o país. “A escolha de homenagear Lázaro Ramos e Taís Araujo é porque eles representam, de forma rara e complementar, a força, a inteligência e a diversidade do cinema e da cultura brasileira contemporânea. Ao longo de suas trajetórias, ambos construíram personagens marcantes, ampliaram espaços de representação e usaram sua visibilidade para dialogar com a sociedade, dentro e fora das telas.
Como artistas e como cidadãos, Lázaro e Taís ajudam a contar um Brasil plural, complexo e em constante transformação — um Brasil que queremos celebrar, refletir e compartilhar com o público.” O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é a principal vitrine da cultura brasileira na Europa e todo ano reúne mais de cinco mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa. Realizado pela Jangada, o evento exibe uma seleção das melhores produções do cinema brasileiro, entre ficções e documentários, além de realizar workshops e debates sobre os filmes apresentados com a presença dos criadores.
