Layse Cohen compartilha atividades para estimular a criatividade das crianças nas férias escolares

Divulgação
Foto: Divulgação

As férias escolares são um período de descanso para as crianças, mas isso não significa que elas devem parar de estimular sua criatividade. Afinal, além de ser um ótimo passatempo, esse estímulo ajuda também a fortalecer habilidades importantes como imaginação, expressão e coordenação motora.

Para ajudar os pais a aproveitarem essa pausa de maneira produtiva, a influenciadora de maternidade Layse Cohen, conhecida por compartilhar a rotina com seus gêmeos Daniel e Estella nas redes sociais, apresenta seis atividades que vão ajudar a estimular a imaginação dos pequenos.

Criação de histórias em quadrinhos

“Incentive as crianças a criarem suas próprias histórias em quadrinhos. Ofereça papéis em branco, lápis de cor e canetinhas e deixe a imaginação fluir. Aqui em casa, Daniel adora inventar super-heróis, enquanto Estella prefere criar aventuras mágicas com princesas e animais falantes.”

Pintura com objetos do dia a dia

“Substitua os pincéis tradicionais por objetos inusitados, como esponjas, rolos de papelão e folhas de plantas. Essa experiência estimula a criatividade e resulta em obras de arte únicas. Os gêmeos adoram misturar cores e criar texturas diferentes”.

Teatro de fantoches

“Use meias ou papel para criar fantoches e ajude as crianças a montarem um teatrinho. Elas podem inventar histórias e personagens, treinando a capacidade de improvisação e expressão. Em casa, nosso sofá vira palco e as apresentações são sempre uma diversão!”.

Diário de desenho e ideias

“Proponha que as crianças registrem um desenho ou ideia por dia em um caderno especial. Pode ser algo que elas sonharam, imaginaram ou observaram ao longo do dia. É uma forma de estimular a criatividade e também de criar uma memória visual das férias”.

Experiências com massinhas caseiras

“Prepare massinha de modelar caseira com farinha, água e corante. As crianças podem criar esculturas, cenários e até personagens para suas histórias. O toque manual ajuda no desenvolvimento deles e na coordenação motora”.

Oficina de música e dança

“Crie um espaço para que as crianças explorem sons e ritmos. Pode ser com instrumentos musicais improvisados, como panelas e colheres, ou com playlists para um momento de dança. Daniel e Estella adoram organizar ‘festinhas musicais’ no final do dia”.