ROMA, 13 NOV (ANSA) – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, liderará a delegação russa na cúpula do G20 no Brasil, que acontece entre 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, no lugar do presidente Vladimir Putin.   

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela agência de notícias estatal Tass, citando o embaixador russo Marat Berdyev.   

Os meios de comunicação de Kiev recordam, por sua vez, que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra Putin devido ao seu papel na deportação de crianças ucranianas.   

O Brasil é parte do Estatuto de Roma do TPI e, portanto, seria obrigado a deter o presidente russo caso ele entrasse no país.   

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia emitido um convite padrão a Putin para a cúpula, que reunirá os chefes de estado dos países do G20 no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.   

No entanto, em outubro passado, o presidente russo declarou que não participaria da cúpula no território brasileiro, alegando que não queria “atrapalhar o trabalho normal do fórum”. (ANSA).