Agronegócio

Lavouras de algodão e café puxaram PIB Agropecuário no 3º trimestre, diz IBGE

Rio, 30 – O bom desempenho das lavouras de algodão e café puxaram a alta de 2,5% no PIB Agropecuário no terceiro trimestre de 2018 ante o mesmo período de 2017, segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A safra de algodão deve crescer 28,4% no ano, enquanto o café avança 26,6%. “Depois da safra recorde do ano passado, esse ano não está com desempenho tão bom quanto 2017. Mas esse trimestre a agropecuária está com bom desempenho por conta de duas lavouras especificamente”, apontou Rebeca.

Os dados das Contas Nacionais Trimestrais foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. O café foi beneficiado pela característica de bienualidade da produtividade da lavoura, que em 2018 está em alta. Já o algodão foi favorecido pelo aumento de preços, que incentivou o plantio, explicou Rebeca.

“E além de aumento de produção dessas duas culturas, teve ganho de produtividade também. Por outro lado, a cana e a laranja estão apresentando queda na produção este ano”, lembrou a coordenadora do IBGE.