Lava-jato, política e participação


Em sistemas em que alguns são muito mais poderosos que outros, estabelece-se uma situação despótica e de prevalência de interesses específicos sobre o bem comum. Com a redemocratização do País, ampliou-se o número de atores no jogo do poder. De lá para cá, cada vez mais a sociedade se envolve na defesa de seus interesses específicos.

Em 2013 tivemos um ponto de inflexão: a partir de manifestações específicas, o povo começou a se manifestar acerca de temas gerais. Foi um sintoma claro de mudança. Na agenda de reclamos, além do aumento do preço das passagens de ônibus, havia corrupção, qualidade de serviços públicos, violência, entre outros. Uma pauta abrangente que não envolvia apenas os manifestantes de sempre. O movimento culminou com as imensas manifestações a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que embutiam um repúdio generalizado a práticas inadequadas de governo, à corrupção, ao fracasso econômico e à ausência de perspectivas positivas.

Em 2016, o nível de abstenção nas eleições municipais nas grandes capitais foi mais elevado do que o normal. Paradoxalmente, a política importa mais e interessa mais. A própria abstenção envolve uma mensagem política importante de repúdio a um sistema que não atende às expectativas.

O que gerou o crescente aumento de interesse pela política?

O surto de 2013 foi ampliado pela repercussão das investigações da Operação Lava-Jato, que, de certa forma, causam um impacto econômico, social e político gigantesco. A Operação Lava-Jato foi decisiva para o impeachment de Dilma Rousseff. Mas não apenas isso. O impacto provocado pela operação foi mais além. Está mudando a forma de a sociedade ver a política e de como se posicionar na defesa de seus interesses. O impeachment foi apenas consequência.

Vem muito mais por aí. O impacto súbito da Operação Lava-Jato na conjuntura política e a tendência de maior interesse e participação da sociedade no jogo do poder vão provocar mudanças profundas no País.

Tudo tendo como pano de fundo a crescente relevância da inserção do Judiciário na vida nacional com a consequente judicialização da política.

O impacto provocado pela operação foi mais além. Está mudando a forma de
a sociedade ver a política e de como se posicionar na defesa de seus interesses

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.