Laudo confirma envenenamento em almoço de família no Piauí

Reprodução/TV Globo
Três morreram após envenenamento de prato no RS Foto: Reprodução/TV Globo

Um laudo confirmou que o primeiro almoço do ano de uma família no Piauí foi envenenado. Duas pessoas morreram e três estão em estado grave. A polícia investiga quem foi a pessoa responsável por colocar chumbinho no arroz. As informações são do programa Fantástico, da TV Globo.

A avó da família, que não tinha almoçado, presenciou as cenas de desespero. “Terminaram de comer e meu menino já começou a passar mal, e aí foi um atrás do outro, não sabia o que fazia. Se acudia um ou se acudia o outro”, afirmou a mulher.

A refeição do dia 1º tinha sobras da ceia do dia 31. Uma das responsáveis pela preparação do almoço era Maria de Fátima Silva, que disse que tudo parecia normal. “A gente fez o arroz, quem fez foi eu. A gente fez o feijão tropeiro, fiz o baião, todo mundo jantou, ninguém passou mal, nada. Todo mundo normal”, explicou.

O cardápio também incluía peixes que foram doados por um casal, que faz doações a famílias pobres da cidade. “Aqui mesmo dentro da minha própria casa, a gente consumiu manjuba. Gente que trabalha pra gente consumiu manjuba no mesmo dia e não passaram mal”, diz o casal doador, que preferiu não mostrar o rosto.

A polícia descartou a possibilidade de a intoxicação ter sido causada pelos peixes. Um exame mostrou a presença de terbufós no organismo das vítimas, que é uma substância altamente tóxica.

Ela é normalmente usada em pesticidas e agrotóxicos. O produto químico aparece na composição do chumbinho, que é usado normalmente contra ratos, mas é proibido no Brasil.

“Alguém colocou a substância no arroz no dia primeiro. A gente entende que houve uma intenção de colocar essa substância na comida deles e a gente vai partir pra uma investigação de homicídio, descartando morte natural ou acidental”, disse o delegado Abimael Silva.

A polícia não descarta a possibilidade de que algum membro da família tenha provocado o envenenamento colocando o produto no arroz.