Larvas são encontradas em refeição da UFMA; ao menos um estudante passou mal

reprodução/redes sociais
Larvas na refeição servida pela UFMA Foto: reprodução/redes sociais

Alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) relataram a presença de larvas em uma feijoada servidas no refeitório da faculdade, na última sexta-feira, 21. Ao menos um estudante passou mal e precisou de atendimento médico.

Apesar do quadro de saúde e identidade do universitário não terem sido revelados, fotos das larvas em meio a refeição correram pelas redes sociais e indignaram internautas.

Queixas sobre a qualidade da comida no refeitório da universidade, porém, não são uma problemática recente. Alunos relataram frequentes dúvidas sobre a procedência dos alimentos, assim como da água fornecida pela instituição. Imagens divulgadas mostram ainda a presença de pombos em cima dos bebedouros e pelo campus da faculdade.

Em nota enviada à IstoÉ, a UFMA informou que todas as unidades do Restaurante Universitário seguem e zelam por todas as normas de segurança alimentar previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), adotando medidas preventivas e corretivas rigorosas para garantir a qualidade dos alimentos servidos aos usuários.

A instituição comunicou que abriu processo para averiguar a situação relatada e a empresa terceirizada, responsável pelo fornecimento das refeições, já está sendo notificada.

Em relação a qualidade da água, a UFMA alega que, periodicamente, realiza a manutenção dos poços artesianos e reservatórios que alimentam os diversos prédios da Universidade.

Além disso, a nota anuncia que novos dosadores de cloro estão sendo instalados nos reservatórios que abastecem os restaurantes entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Após a instalação dos dosadores, também serão feitas novas coletas a fim de atestar os índices de potabilidade da água.