Na disputa por equipe mistas, que ocorre durante essa madrugada de sábado (horário de Brasília), o Brasil enfrentou a Holanda nas quartas de final nos jogos Olímpicos de Tóquio e acabou sendo derrotado por 4 a 2. Com a derrota, a equipe Brasileira vai disputar a repescagem ainda nessa madrugada.

+ Namorado de Simone Biles apoia ginasta nas redes sociais: ‘Sempre foi minha campeã’

+ Simone Biles não vai participar das finais do salto e barras assimétricas

+ Olimpíada: Bruno Fratus alcança final dos 50 m livre da natação

Na primeira luta, na categoria -57 para mulheres, Larissa Pimenta perdeu para a holandesa Sanne Verhagen após levar a terceira punição no golden score.

Depois de perder o primeiro combate, o Brasil se recuperou e venceu com Daniel Cargnin na categoria -70kg.

No terceiro combate, a brasileira Maria Portella perdeu para a holandesa Sanne van Dijke na categoria até 70 kg e a Holanda abriu 2 a 1 no placar.

No quarto confronto da disputa, Rafael Macedo enfrentou o holandes Noël van ‘t End na categoria -90 e acabou sendo derrotado por estrangulamento.

Mayra Aguiar, medalhista de bronze na categoria até 78kg em Tóquio, venceu o 5° confronto por ippon e diminuiu a vantagem das holandesas para 3 a 2.

Na sexta e decisiva luta o brasileiro Rafael Silva, o “Baby”, perdeu para o holandês Henk Grol e a Holanda fechou o confronto em 4 a 2. Agora o Brasil enfrenta Israel na disputa da repescagem. Caso passe por essa fase a equipe brasileira irá disputar a medalha de bronze.

Como funciona:

A disputa por equipes mista no judô estreia na Olimpíada de Tóquio. Nessa competição, os times dos países participantes são definidos por pesos, sendo 3 mulheres e 3 homens. Pelo lado das mulheres, disputam as judocas da categoria -57kg, -70kg e +78kg. Já pelo lado dos homens tem as categorias -73kg, -90kg e +90kg.

Na disputa por países, avança quem conseguir 4 vitórias primeiro que os adversários entre todas as lutas. Caso haja um empate de três a três, é realizado um sorteio entre todas as categorias para definir um novo duelo. Nesse caso, o vencedor do duelo sorteado defini o país que avança para a fase seguinte.

Além disso, é importante ressaltar que o sistema de eliminação, disputa por medalha e repescagem funciona da mesma maneira que o individual. Caso um país seja eliminado nas quartas de final, eles retornam para disputar a repescagem. Os dois vencedores enfrentam os semifinalistas que não avançaram para a final do torneio em uma disputa pela medalha de bronze. Os dois finalistas disputam a medalha de ouro.