Lançamento dos melhores grãos de 2016 da Abic será realizado no dia 27

São Paulo, 25/4 – A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) lançará na quinta-feira, 27, em Brasília (DF), a 13ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil. Essa seleção exclusiva dos melhores cafés do País, que chega ao mercado em embalagens diferenciadas e numeradas, é elaborada com os grãos dos lotes finalistas do 13º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café – Safra 2016 e foram adquiridos por torrefadoras e cafeterias durante disputado leilão realizado em janeiro.

A 13ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil é integrada por 12 marcas: Barisly Café (SP), Bomblend Cafés (SC), Café do Guri (Algaborro, Chile), Café do Moço (PR), Café Rancheiro (GO), Duetto Café (PR), Grão Café (SP), Grupo 2 Irmãos (PR), Il Barista Cafés Especiais (SP), Jardins Café (PR), Mazzi Café/Café Baronesa (PR), San Babila Café (SP) e Villa Café (MG). Esses cafés estarão à disposição dos consumidores em supermercados e lojas gourmet e também em portais de e-commerce e nos próprios sites das empresas participantes.

O Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café, disputado por lotes produzidos no Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, teve como produtor campeão o cafeicultor José Alexandre Abreu de Lacerda. O seu microlote produzido no Sítio Pedra Menina, no município capixaba Dores do Rio Preto, obteve a nota final de 8,60 pontos (em uma escala de 0 a 10), resultado da soma da pontuação obtida nos júris Técnico e Popular e no quesito Sustentabilidade.

Já no leilão dos lotes finalistas, o Grupo Café do Moço, do Paraná, foi campeão nas três categorias: Diamante (maior investimento em qualidade), Ouro (maior valor pago por saca e compra mínima de 4 sacas) e Especial (maior lance por saca na categoria Microlote).