Acontece em 16 de março, domingo, a partir das 11h no Cine Satyros Bijou, o lançamento do livro ‘Vocabulários’, primeira publicação do selo Phedra. O livro tem como maior objetivo realizar um mapeamento etnolinguístico das transformações do discurso contemporâneo, com centenas de verbetes que estabelecem os alicerces para uma comunicação acessível e não violenta, trazendo terminologias das comunidades LGBTQIAPN+, feminista e antirrascista, em uma construção colaborativa que busca a legitimação de linguagens afirmativas e empáticas.
Primeira publicação do selo Phedra, que homenageia a ícone das artes e da Praça Roosevelt Phedra de Córdoba (1938-2016), ‘Vocabulários’ tem organização e autoria coletiva, com a participação de jornalistas, historiadores, antropólogos, linguistas, artistas e ativistas das mais diversas militâncias. A capa da obra foi feita pela cartunista e ilustradora Laerte.
O lançamento do dia 16 contará com distribuição gratuita do livro aos presentes. A publicação, iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, traz em suas mais de 180 páginas: apresentações de Isildinha Baptista Nogueira e Ivam Cabral; ensaios de Amanda Paschoal, Furcifer Scher, Kyem Ferreiro, Renata Carvalho, Andreas Mendes, Helena Vieira, ORU, Ronaldo Serruya, Dante Preto, Lui Castanho, Kairos Castro e Vulcanica Pokaropa; e centenas de verbetes, tais como Acessibilidade, Apropriação Cultural, Capacitismo, Decolonial, Favelado, Feminismos, Gordofobia, Identidade de Gênero, Lugar de Fala, Misoginia, Negritude, Queer e Travesti.
O lançamento faz parte do evento Cinema e Psicanálise nas Brechas, que contará também com a exibição do filme “Monster” (2023), do cineasta japonês Hirokazu Kore-eda, e posterior debate com as psicanalistas Isildinha Baptista Nogueira e Fê Lopes, a historiadora Claudia Mogadouro e o crítico literário Marcio Aquiles, mediado pela psicanalista Bruna Elage.
Criado em 2024, o coletivo une psicanalistas advindos de percursos diversificados de formação e dispostos a debater psicanálise e arte em suas articulações criativas e transformadoras. Assim, o evento no Cine Satyros Bijou será um momento precioso para um debate que reunirá diversas formas de pensamento e expressões artísticas.
Entre as criadoras do Coletivo Cinema e Psicanálise nas Brechas está a professora doutora Isildinha Baptista Nogueira, pensadora brasileira e psicanalista, que também assina o texto de apresentação de “Vocabulários”.
Serviço
16/03, às 11h
Lançamento do livro Vocabulários. Organizadores: Beth Lopes, Danilo Stavale, Dione Leal, Elen Londero, Ivam Cabral, Márcia Dailyn, Marcio Aquiles, Mauricio Paroni, Mônica Madureiro, Tâmara David.
Exibição do Filme: Monster (Hirokazu Kore-eda, 2023), seguido de debate com Isildinha Baptista Nogueira, Fê Lopes, Claudia Mogadouro, Marcio Aquiles, Bruna Elage.
Cine Satyros Bijou – Sala Patricia Pillar. Praça Roosevelt, 172. Consolação.