Um debate sobre telenovelas agitou a livraria da Travessa de Botafogo, na Zona Sul do Rio, na noite de ontem. Na ocasião também houve uma sessão de autógrafos do livro ‘O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma’, do jornalista e pesquisador Valmir Moratelli.

Tendo como mediadora a professora da PUC-Rio Tatiana Siciliano, a mesa também contou com a presença da autora Rosane Svartman, que assina ‘Bom Sucesso’ com Paulo Halm, e do ator Romeu Evaristo, também da trama das 7. Os temas tabus foram o alvo da discussão da noite. “Certos temas retratados nas novelas da emissora líder do país não acompanharam a velocidade das transformações sócio-políticas ocorridas nas duas décadas analisadas: o papel da mulher, do negro e da diversidade sexual”, afirmou Tatiana.

Valmir entrevistou diversos autores e diretores da TV Globo para traçar um panorama de temas que têm se modificado de acordo com as políticas sociais do país. “Uma das autoras que me deu depoimento diz que sua inspiração para escrever é abrir a janela e ver o que acontece nas ruas. Essa frase é uma síntese da pesquisa. É a agitação das ruas que pauta os autores de novelas, e um dos motivos para essa hegemonia durar tanto tempo. Entender novelas é entender nossos tempos”, contou Valmir.

Rosane falou sobre a importância de se romper estereótipos na televisão brasileira. “A gente precisa buscar referências nas ruas, no que as pessoas anseiam e falam, conversam, o autor não pode viver enclausurado”, disse a autora. O livro, que também teve debate concorrido durante a programação extraoficial da FLIP, em julho, é resultado de mais de dois anos de pesquisa. E terá mais um lançamento, dessa vez na Bienal Internacional do Livro, no dia 1º de setembro, às 16h, com bate-papo com o autor no stand da editora Autografia, no Riocentro, Zona Oeste do Rio.

Serviço:

Livro “O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma”

Autor: Valmir Moratelli

Editora: Autografia

208 pags.

Preço: R$ 47,00

Venda online: https://www.autografia.com.br/loja/o-que-as-telenovelas-exibem-enquanto-o-mundo-se-transforma/detalhes