Lan Lanh transforma poemas em músicas em nova série do canal Arte1

Percussionista vai apresentar o trabalho de seis poetas brasileiras

Imagem/Divulgação.
Lan Lanh transforma poemas em músicas em nova série do canal Arte1. Foto: Imagem/Divulgação.

“Música e Poesia”, série de documentários que estreia no canal Arte1 nesta sexta-feira, 29, às 20h30, vai mergulhar no universo inspirador de seis poetas brasileiras e acompanhar o cotidiano das autoras, mostrando seu processo criativo, intimidade e trabalho. Em cada um dos seis episódios, a percussionista Lan Lanh e convidadas vão criar um ambiente sonoro, transformando os poemas em músicas.

Conceição Evaristo, Ryane Leão, Elisa Lucinda, Alice Sant’Anna, Mel Duarte e Mar Becker formam o time de poetas admiráveis que fazem parte da obra, com curadoria realizada pela escritora, editora e crítica literária Heloísa Teixeira.

No primeiro episódio, Conceição Evaristo conta sobre sua origem, fala da filha Ainá e mostra um pouco da Casa Escrevivência. Sua poesia ganha ritmo nas mãos de Lan Lanh e voz da própria autora, em um encontro emocionante.

“Quando a Das Minas Produtora me convidou para assinar a produção musical do documentário, senti uma imensa alegria e orgulho de fazer parte de um projeto com mulheres incríveis que tanto admiro. Os poemas me tocaram profundamente – foi desafiador, mas fiquei animada com a oportunidade de musicá-los. Pedi que gravassem, de forma simples, um áudio recitando cada poema. Ao ouvir aquelas vozes carregadas de emoção e aquelas palavras ditas com tanta alma, fui tomada por muitos sentimentos”, conta Lan Lahn.

Ela continua explicando que melodias e ritmos começaram a surgir quase que naturalmente, como se cada poema já carregasse em si uma canção.

“Esses sentimentos se transformaram em música. E, ao longo desse processo, fui abraçada pelo meu parceiro Deeplick, pelos músicos João Felipe e Guto Menezes, e pelo auxílio luxuoso das vozes de Jussara Silveira, Luana Carvalho e Tiganá Santana. Espero que sejam tocados por elas, assim como fui. A arte é mulher”, completa a percussionista.

A série de documentários foi criada e dirigida por Isis Mello e produzida por Susana Campos e Veruschka Bauerle, com participação de grandes nomes femininos da literatura brasileira.

“O Música e Poesia nasceu da minha indagação do porquê a música é tão popular e a poesia não. Sempre achei que as duas formas de expressão dialogavam muito. E também do desejo do canal Arte1 de ter uma série sobre literatura que tivesse uma linguagem moderna e atraente para diferentes gerações”, diz Isis Mello.

As filmagens aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo, na casa das poetas e em locais que elas frequentam e servem de inspiração para seus trabalhos.

“Conciliar as agendas dessas artistas extraordinárias exigiu cuidado, escuta e muita persistência. Cada encontro foi especial, carregado de verdade. A Lan Lanh traduziu a alma de cada texto com delicadeza e potência. Em São Paulo, na gravação do episódio com a Ryane, a emoção foi tanta que nossa própria equipe técnica acabou participando como coro. Foi um daqueles momentos raros em que arte, afeto e entrega se misturam de forma natural e inesquecível”, compartilha Susana Campos.

Sobre a Lan Lanh: a força do batuque feminino na música brasileira

Percussionista, compositora, produtora musical e diretora baiana, Lan Lanh (Elaine Silva Moreira) iniciou sua carreira nos anos 1980 como baterista da banda pop Rabo de Saia. Desde então, tem marcado sua trajetória pela fusão da tradição afro-brasileira com sonoridades contemporâneas, além de colaborações com grandes nomes como Cássia Eller (1962-2001), Marisa Monte, Elba Ramalho, Titãs, Tim Maia (1942-1998) e Cindy Lauper.

Sobre as poetas brasileiras

Conceição Evaristo nasceu em uma comunidade da zona sul de Belo Horizonte e vem de uma família muito pobre, com nove irmãos. É mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe.

Ryane Leão é um fenômeno com mais de 600 mil seguidores no Instagram, no perfil @ondejazzmeucoracao, onde publica os poemas registrados no best-seller “Tudo Nela Brilha e Queima”, coleção de textos autobiográficos, numa trajetória de “caos e flores”, que expõe cicatrizes de uma maneira pungente e, ao mesmo tempo, inspiradora.

A poeta, cantora e atriz Elisa Lucinda é reconhecida no meio musical e de atuação por seus trabalhos no cinema, televisão e teatro. Ela é considerada a artista de sua geração que mais populariza a poesia. Seu modo coloquial de se expressar faz com que o mais complexo pensamento ganhe fácil compreensão. 

Carioca, Alice Sant’Anna publicou “Dobradura”, “Rabo de Baleia” e “Pé de Ouvido”. Lançou também “Pingue-Pongue”, em parceria com Armando Freitas Filho, “Ilha da Decepção” e “Vinhetas”. Atualmente, é editora da Companhia das Letras. 

Mel Duarte é escritora, poeta, produtora cultural e atua com literatura desde 2006. Publicou os livros “Fragmentos Dispersos”, “Negra Nua Crua” e “Negra Desnuda Cruda”. É integrante do coletivo Slam das Minas – SP, batalha de poesias voltada ao gênero feminino. Em 2016, Mel foi destaque no sarau de abertura da Flip e foi a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam (campeonato internacional de poesia) que acontece dentro da Flup (Festa Literária das Periferias), no Rio de Janeiro. 

Formada em Filosofia com Especialização em Metafísica, Mar Becker é uma poeta e editora brasileira nascida em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Sua poesia é escrita tanto em textos mais longos, quanto em poucas linhas e evoca muitas imagens. Como definiu um crítico, é um encontro de letras, que ressignifica as palavras. Becker publicou duas plaquetes, uma pelo Centro Cultural São Paulo, “Coleção Poesia Viva” (2013), e outra pela Editora Quelônio, “Coleção Vozes Versos” (2017). 

Sobre o canal Arte1

O Arte1 é um canal brasileiro de espaço qualificado que valoriza a produção independente e contribui na formação do público que gosta de arte. Dança, música, artes visuais, literatura, teatro, cinema, design, moda, arquitetura e fotografia são destaques na programação. Lançado oficialmente em março de 2013, o canal recebeu no mesmo ano a Menção Honrosa do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pela iniciativa de criação de um canal de cultura. Com produções originais, o conteúdo do canal possui o maior e mais relevante acervo digital de arte do Brasil. Além da transmissão televisiva, o Arte1 tem o seu conteúdo on demand no aplicativo Arte1 Premium e Newco Play. O canal integra a grade de programação das principais TVs por assinatura.

Música e Poesia
Estreia: Sexta-feira, 29 de agosto, às 20h30
Horários alternativos: 31/8 às 18h | 2/9 às 19h30 | 5/9 às 12h

Fique por dentro da programação do canal Arte1 clicando aqui.

No streaming: Arte1 Premium