Associação esportiva responsável por organizar o Campeonato Espanhol de primeira e segunda divisão, a LaLiga convocou parceiros nesta semana para discutir a indústria do futebol e do entretenimento.

Daniel Alonso Duarte, delegado da LaLiga no Brasil, juntamente com grandes empresas do futebol e do entretenimento, discutiu as novas tendências de transmissão esportiva. Fabio Kadow, diretor de marketing da Puma no Brasil, afirmou que o hábito de consumo dos torcedores foi modificado ao longo dos anos.

“Essa geração já consome diferente dos meus pais e de mim. Para nós, a maneira de consumir futebol mudou. Hoje uma criança sabe qual é a chuteira que um jogador usa através do videogame. O que extrapola no digital é essa constante conversa, evolução e troca com o público”, disse.

Com o crescimento das plataformas de streaming, o futebol está cada vez mais presente em aplicativos e serviços online. Victor Lombardi, especialista em parceria de conteúdo esportivo no TikTok, acredita que as plataformas terão grandes retornos ao transmitir jogos de forma online. “Vale a pena começar a falar de esporte dentro de uma plataforma de entretenimento”, começou.

“Nós tivemos resultados expressivos em transmissão de jogos. Sempre pensamos em formas de inovar o conteúdo. Não queremos tirar a transmissão da TV, nem de outra plataforma, mas sim incrementar a experiência. É uma forma de diversificar seu público, revitalizar sua torcida”, acrescentou Victor.

Além da transmissão esportiva ganhar espaço no formato online, os torcedores também procuram interação nos conteúdos, buscando curiosidades do mundo futebolístico. Com o crescimento das plataformas digitais, a audiência tem mostrado mais apetite por conteúdo e, desta forma, o futebol pode alcançar ainda mais público.

“A torcida do futebol é uma grande comunidade, e 39% dos nossos usuários não estão na mídia tradicional. Para essa nova audiência, não basta apenas a transmissão dos jogos, eles querem interagir, se comunicar, fazer parte de uma comunidade, assistir aos bastidores e entrevistas”, analisou Anadege Freitas, diretora de conteúdo e parcerias na Twitch.

O impacto das redes sociais no universo futebolístico também se mostra importante para o crescimento de times e ligas ao redor do mundo. “Essas plataformas são fundamentais nesse novo mundo. Qualquer liga precisa estar onde os fãs estão. Não só para crescimento da receita, mas para visibilidade. O espaço para inovação é muito maior nas novas plataformas. O que aconteceu no Paulistão, com a estratégia de multiplataforma, fez o faturamento  e a visibilidade aumentar. A receita mais que dobrou. A expansão das plataformas e o mergulho no mundo digital, fez sentido aos patrocinadores também”, explicou Bernardo Ramalho, diretor sócio da LiveMode.

Laura Reyna García, gerente de mídia social do Real Betis, encerrou o debate trazendo o olhar do clube sobre a importância das redes sociais e plataformas digitais no cotidiano de um time. “Para nós é uma prioridade absoluta estarmos presentes nas redes sociais e nos diferenciarmos dos demais. Mostrando o que acontece por traz das câmeras. Redes sociais são prioridade, é a forma de dar voz própria”, completou.