Lagoa Azul: 8 lugares paradisíacos para conhecer no Brasil

Lagoa Azul: 8 lugares paradisíacos para conhecer no Brasil

Cantos escondidos, grutas com formações rochosas exóticas, águas cristalinas de doer os olhos de tão azuis. Não é a Tailândia, nem o Caribe ou as Maldivas. O Brasil possui 71 Parques Nacionais e é considerado pelo Fórum Econômico Mundial como o país com maior potencial turístico em recursos naturais no mundo.

Inacreditável que sigamos fechando os olhos para tanto desmatamento em alta escala. Cabe a nós reconhecermos esse potencial e o que é nosso, para entender a riqueza que está sendo cada vez mais destruída. Listei aqui 8 lugares que merecem prêmio dos paraísos escondidos. Uma lindeza só dentro dessas áreas de natureza tão rica dos nossos biomas. Salve aí para uma próxima viagem!

  1. Abismo Anhumas – Bonito – MS
Fotos Divulgação

Localizado a 23km do centro de Bonito-MS, o Abismo Anhumas é uma caverna descoberta através de uma pequena fenda no chão que, através de uma ascensão de 80 metros, abre espaço para essa imensidão da caverna.

2. Poço Encantado – Chapada das Mesas – MA

O Parque Nacional Chapada das Mesas fica no estado do Maranhão e é considerado o paraíso das águas e tem quedas de todas as formas. São 89 cachoeiras catalogadas e mais de 400 nascentes. O acesso ao Poço Encantado é através de uma trilha de nível intermediário que pode ser feita com um guia local, através da cidade de Carolina – MA.

3. Poço Azul – Chapada das Mesas – MA

Também no Parque Nacional Chapada das Mesas e abastecido pelas águas do rio Cocal, o Poço Azul tem água cristalina, 14 metros de profundidade porém com um acesso bem fácil, na cidade de Riachão a 135 quilômetros de Carolina.

4. Gruta da Pratinha – Iraquara – BA

Localizada na Bahia, no município de Iraquara, a gruta está dentro da Fazenda Pratinha e é ligada ao rio Pratinha que tem uma tonalidade exuberante. A grande concentração de calcário no fundo do rio torna a água com uma mistura de cores entre verde, azul e prata. A piscina natural da gruta é perfeita para mergulhar e o visitante recebe máscara de mergulho ao entrar na caverna.

5. Lagoa Azul – Chapada dos Guimarães – MT

A Chapada dos Guimarães fica próxima a cidade de Cuiabá – MT e o circuito das cavernas é acessado através de uma trilha que conta com duas cavernas, uma ponte de Pedra, a Lagoa Azul e várias cachoeiras durante o percurso.

6. Lagoa do Japonês  – TO

A cidade mais próxima é Pindorama, cerca de 34 km da capital do Tocantins, Palmas. A lagoa fica em uma propriedade particular próxima a um rio dentro da propriedade e uma ampla área verde. Para acessar a gruta e o deck, é necessário nadar ou usar um barco.

7. Poço Azul – Formosa – GO

Formosa fica a cerca de 75 km de Brasilia, e o acesso para o poço azul se dá pelo distrito de Bezerra. É uma nascente de água vigorosa, que surge das profundezas da terra a uma temperatura agradável. Sua química calcária deixa a água azul transparente. O lago formado possui uma extensão aproximada de quinze por dez metros e uma profundidade de cerca de sete metros.

8. Fervedouro – Jalapão – TO



A região do Parque Nacional do Jalapão possui diversos dos chamados fervedouros na região da cidade de Mateiros. (nascentes de rios subterrâneos que não têm para onde escoar. Por isso, a água acaba subindo à superfície com grande pressão). Um dos mais belos é o Buritizinho, tem formato de gota e a nascente é mais profunda.


Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais


Sobre o autor

Flavia Vitorino é jornalista e turismóloga especialista em destinos e viagens de natureza. Diretora de conteúdo do aplicativo LYFX e agente de viagens pela GO Escape.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.