Labubônica: o objeto de desejo que virou termo usado nas redes sociais; entenda

Expressão inspirada em boneco colecionável viraliza nas redes e se torna símbolo de popularidade — nem sempre por bons motivos

Labubônica: o objeto de desejo que virou termo usado nas redes sociais; entenda

Após a febre dos bobbie goods — os famosos livros de colorir —, um novo fenômeno tomou conta da internet: os labubus. A tendência ganhou tanta força que até gerou um novo adjetivo popular nas redes: “labubônica”.

Labubu virou tendência entre anônimos e famosos

O que significa o termo labubônica?

De acordo com o Dicionário Informal, “labubônica” é usada para descrever alguém que está em alta, no centro das atenções, viralizando ou simplesmente “bombando”. No entanto, esse destaque nem sempre é por algo positivo — o termo também carrega um tom ambíguo.

A expressão vem de “Labubu”, nome de um boneco com aparência peculiar — dentes pontudos, olhos grandes e pelos coloridos — que virou febre entre colecionadores e celebridades. Inicialmente um chaveiro, o brinquedo ganhou status de item de desejo e conquistou espaço nas redes sociais.

O termo “labubônica” se espalhou rapidamente no vocabulário online e é usado de forma criativa e, muitas vezes, irônica. “Amiga, para mim, do grupo, você é a mais labubônica bobbiegoodiana”, publicou um usuário da rede X, em tom de brincadeira.

O sucesso do Labubu já ultrapassou o universo digital: ele aparece nas bolsas de famosas como a influenciadora Virginia Fonseca e a atriz Marina Ruy Barbosa . Até mesmo Debora Bloch, que vive Odete Roitman no remake de ‘Vale Tudo’, da Globo, usou a expressão ao responder a um elogio feito por Alice Wegmann.

Labubônica? Elogio ou xingamento? Entenda o termo que surgiu nas redes sociais