Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Todo mundo está sujeito a ficar com os lábios ressecados. Embora seja comum, a condição pode não ser tão simples quanto parece, capaz de desencadear problemas de saúde. Portanto, se atentar e saber identificar o agravamento é essencial.

+ Lábios descamando: por que isso acontece e como evitar?

+ Devo escovar os dentes antes ou após o café da manhã?

O cientista e químico especialista em lábios Bruce Green explica que os lábios ressecados podem ser sinais de queilite, uma inflamação na região, que pode causar inchaço, dor e sensação de queimação.

“Eles aparecem texturizados como escamação ou fissura e podem até formar crostas nos cantos da boca”, detalha o especialista ao “The Sun”, de onde são as informações.

Green explica que a condição pode ser resultado de uma dermatite de contato, assim como acontece na pele. As reações alérgicas acontecem quando o sistema imunológico se torna hipersensível a um determinado alérgeno ou substância — nos lábios, eles podem aparecer inflamados, inchados, descoloridos e escamosos.

“Uma reação alérgica pode ocorrer por muitos irritantes, incluindo creme dental ou enxaguante bucal, cosméticos perfumados, certos ingredientes de batom, como óleo de rícino, goma-laca ou conservantes, medicamentos, certos alimentos e produtos de borracha ou látex”, destaca.

A maioria dos casos envolve o lábio inferior e, embora não seja um problema de saúde grave, acredita-se que aumenta o risco de câncer de pele. Além disso, se não for tratado, pode evoluir para um carcinoma de células escamosas.

Como evitar os lábios ressecados

A boa notícia é que essa condição é evitável. Para isso, Bruce indica hidratar os lábios regularmente com produto adequado para a região, sem perfume e hipoalergênico.

“Certifique-se de que seu produto contém FPS. Seus lábios precisam de proteção solar tanto quanto o resto do rosto e do corpo. Beba bastante água para hidratar todo o corpo ao longo do dia. Tudo isso ajudará a impedir que seus lábios fiquem excessivamente secos e rachados”, garantiu o especialista.

Para finalizar, Green acrescenta que, embora seja tentador, você não deve mexer. “Se seus lábios ficarem secos e escamosos, não puxe ou morda, isso pode piorar o problema.”