Responsável pela organização do Campeonato Espanhol, a LaLiga divulgou, nesta terça-feira (10), o balanço financeiro referente à temporada 2020/2021. O resultado, muito por conta da pandemia de Covid-19, gerou um montante líquido negativo de 892 milhões de euros, algo em torno de R$ 4,8 bilhões.

+ ‘Comi todo mundo no Rio, São Paulo, Nova York e Paris’, diz Maria Zilda
+ FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: amanhã (11) e sábado (14); veja quem recebe
+ VW investe 10 bilhões de euros em eletrificação e exibe novo automóvel

O balanço, que engloba clubes da primeira e segunda divisão espanhola, teve como principal prejudicado o Barcelona. O clube catalão representa 56% das perdas.

Apesar de ter conseguido arrecadar 631 milhões de euros, o resultado final do clube comandado atualmente por Juan Laporta foi de 481 milhões de euros de prejuízos após impostos.

Diferente de alguns clubes grandes que possuem um mecenas, o Barcelona depende bastante de ações como transferências e, principalmente, do público que frequenta seu estádio e suas dependências.

De acordo com a LaLiga, o resultado anual obtido na temporada 2020/21 foi o pior desde a criação da liga em termos econômicos. Houve uma queda de 24% nas receitas no período.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Dessa forma, a expectativa da organização é que, ao final da atual temporada, as receitas subam de 3,8 milhões de euros para a casa dos 4 bilhões e, com isso, minimizar as perdas para 297 milhões de euros.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias