Conforme o LANCE! revelou no dia 20 de abril, São Paulo e Alexandre Pato encaminham um contrato de produtividade para que o atacante de 33 anos defenda o Tricolor pelo menos até o final do ano. O acerto pode ser selado nos próximos dias.

A reportagem apurou que o anúncio oficial do retorno do jogador ao Morumbi só não aconteceu ao término da última janela de transferências, no final do mês passado, por conta de dois empecilhos: questões burocráticas envolvendo as luvas a que Pato ganharia e também um período extra de 20 dias necessários para que ele se recupere por completo da cirurgia realizada no ano passado e que o levou a buscar o Reffis em fevereiro para readquirir a melhor forma física.

+ Bauermann e jogos da Série A sob investigação: listamos escândalos envolvendo ações em campo

Ao L!, fontes da cúpula são-paulina apontam que o acordo oferecido a Pato será de produtividade, até o final do ano, com metas a serem cumpridas para eventual renovação. A remuneração será abaixo do patamar a que o atacante está acostumado.

O final feliz já se desenrolava para as partes. Isso porque Pato sempre deixou claro nos bastidores que seu objetivo é atuar pelo São Paulo. Fator esse que o fez recusar sondagens de diversos clubes, como Santos, Cuiabá, Coritiba e Fortaleza.

Importante ressaltar que por estar parado desde novembro do ano passado, quando rescindiu contrato com o Orlando City, dos EUA, Pato poderia ser contratado e inscrito normalmente pelo clube para as disputas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Na Sul-Americana, o jogador só poderia atuar a partir do mata-mata.

A chegada de Pato tem o aval do técnico Dorival Júnior. Como não podia deixar de ser, um dos assuntos discutidos pelo treinador com a diretoria do São Paulo antes de definir o seu retorno foi justamente a possibilidade de contar com o atacante. O sinal recebido foi positivo.

Sobre o treinador anterior demitido pelo clube, ninguém no clube confirma que havia, de fato, resistência de Rogério Ceni em contar com Pato no elenco.

O atacante teve passagens no clube do Morumbi entre 2013 e 2015, e retornou em 2019, deixando a equipe em agosto de 2020. Somando suas duas passagens pelo time, disputou 136 jogos, com 47 gols marcados e 18 assistências.

Pato se lesionou em setembro de 2022, durante uma partida do Orlando City, dos EUA. Dois meses depois, anunciou a saída da franquia da MLS (liga estadunidense).

O jogador nunca escondeu seu apego ao Tricolor, frequentemente marcando presença em jogos no estádio do Morumbi.

Pelo lado do Tricolor, a contratação do atacante atende pedido feito pela Torcida Independente, principal organização do clube. Sobre Pato, Henrique Gomes, o Baby, presidente da facção, destaca o fato de que o atacante ter aberto mão de algumas dívidas que o clube mantinha com ele é sinal de sua intenção de voltar a jogar pelo São Paulo.

– Alexandre Pato rescindiu seu contrato com o clube e diferente de muitos jogadores que recebem até até mesmo preso na Espanha, não quis receber o valor que tinha direito. Já se recuperou da lesão, fez o tratamento no Reffis e quer voltar a defender a camisa do SPFC – diz, alfinetando o lateral-direito Daniel Alves.

– Temos até o dia 20 de abril para contratar e inscrever atletas para o decorrer das competições, não é possível que essa diretoria de futebol não tenha encontrado dois jogadores. Camisa 10 e um meia atacante veloz – completou Gomes.

+ Confira os jogos e classificação resultados da Brasileirão-23 na tabela do LANCE!