O público já vinha acompanhando entristecido os quadros de saúde do jornalista Maurício Kubrusly e do ator Bruce Willis, diagnosticados com demência, e nesta semana recebeu a notícia de que o cantor Milton Nascimento, ícone da MPB, também desenvolveu a doença, que pode afetar cognição, memória e os movimentos do corpo.
A informação foi divulgada pelo filho do artista mineiro, de 82 anos, que convive com a Doença de Parkinson desde 2022. Em publicação nas redes sociais, na última quinta-feira, 2, Augusto Nascimento relatou a jornada até chegar ao diagnóstico de Demência por Corpos de Lewy (DCL).
+Afastado da TV devido à demência, Maurício Kubrusly completa 80 anos
+Esposa comenta demência de Bruce Willis: ‘É como um longo adeus’
Estima-se que a DCL afete cerca de 3 a 7 pessoas a cada 100 mil habitantes, sendo a terceira principal causa de demência.

O cantor Milton Nascimento e o filho, Augusto Nascimento. Reprodução/Instagram.
Outras celebridades também desenvolveram doenças neurológicas que impactaram a vida profissional e pessoal.
O astro hollywoodiano Bruce Willis, 70, interrompeu a carreira em 2022, quando recebeu o diagnóstico de afasia, doença que compromete a capacidade de se comunicar. Já em fevereiro de 2023, a família confirmou o quadro de Demência Frontotemporal (DFT).
Diferentemente de outros tipos de demência, a DFT compromete significativamente o comportamento e a personalidade da pessoa, mas o funcionamento cognitivo se mantém relativamente preservado.

Bruce Willis e Emma Heming Willis. Reprodução/Instagram.
O jornalista Maurício Kubrusly, 80 anos, também foi diagnosticado com (DFT). Um dos nomes mais respeitados do telejornalismo, reconhecido por reportagens marcantes, o repórter está afastado da profissão desde 2019. Atualmente, ele vive no sul da Bahia ao lado da esposa, Beatriz Goulart.

Maurício Kubrusly. Reprodução/Redes Sociais.
Assim como Milton Nascimento, o ator Robin Williams (1951–2014) também tinha Demência por Corpos de Lewy (DCL), porém somente através de autópsia foi descoberta a doença, que provoca declínio mental progressivo, perdas de memória e alucinações. reconhecido por grandes trabalhos no cinema americanos, o ator tirou a própria vida aos 63 anos.

Robin Willians e sua filha Zelda Williams. Reprodução/Instagram.
O boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila (1958–2024), conviveu com Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença que apresenta sintomas semelhantes ao Mal de Alzheimer e que é conhecida como Demência Pugilista por se tratar de uma condição possivelmente causada por repetidos golpes na cabeça. Ele morreu em outubro de 2024, aos 66 anos.

Maguila representou o boxe brasileiro nas décadas de 80 e 90. Divulgação.
A cantora Vanusa (1947–2020) conviveu com uma doença semelhante ao Mal de Alzheimer e que a levou à demência. Ela morreu 15 anos após o diagnóstico, aos 73 anos, vítima de insuficiência respiratória. Nos últimos anos, teve perda cognitiva severa e dificuldades para se alimentar.

Vanusa. Divulgação.
O cantor norte-americano Tony Bennett (1926–2023) foi diagnosticado com Mal de Alzheimer já com idade bastante avançada, em 2016 aos 90 anos. Apesar da idade e da doença, ele seguiu realizando apresentações. Ele faleceu em julho de 2023, aos 96 anos.

Tony Bennett e Lady Gaga no Grammy de 2015 em Los Angeles, quando foram consagrados como o Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional por “Cheek to Cheek” – AFP/Arquivos.