Kremlin se diz ‘impressionado’ com posição de Trump para encerrar guerra da Ucrânia

Maxim Shemetov/Reuters
Jornais de Moscou publicam conversa de Putin e Trump Foto: Maxim Shemetov/Reuters

O Kremlin se declarou impressionado com a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o fim da guerra na Ucrânia, e acrescentou que preparativos estão em andamento para uma reunião bilateral entre o americano e Vladimir Putin.

+Trump, Zelensky e as chances da guerra entre Rússia e Ucrânia chegar ao fim em 2025

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou nesta quinta-feira, 13, haver vontade política dos dois lados para encontrar um acordo e acabar com a guerra, que começou em 2022.

Putin e Trump conversaram por telefone por mais de uma hora na quarta-feira, 12. Após a ligação, o republicano afirmou que não era prático para a Ucrânia ser membro da Otan — algo que Kiev tem buscado desde que Joe Biden ocupava a Casa Branca.

Afinidades na mesa

Questionado sobre o comentário de Trump de que uma reunião com Putin poderia ocorrer na Arábia Saudita, Peskov disse que os detalhes da reunião ainda não foram definidos. Ele se recusou a comentar sobre qual dos dois líderes iniciou a chamada telefônica.

Perguntado sobre o convite de Putin a Trump para visitar Moscou, Peskov declarou que houve uma troca de convites, mas que a reunião bilateral era um caminho diferente. “Há uma vontade política que foi enfatizada durante a conversa de ontem para conduzir um diálogo em busca de um acordo”, disse.

O governo anterior dos EUA defendia a opinião de que tudo precisava ser feito para manter a guerra. O atual, pelo que entendemos, adere ao ponto de vista de que tudo deve ser feito para acabar com a guerra e para que a paz prevaleça. Estamos impressionados com a posição do atual governo e abertos ao diálogo”, concluiu.

Perguntado se os países europeus estariam representados nas conversações de paz, Peskov disse que era prematuro falar sobre o formato.