Kremlin confirma horário de reunião entre Putin e Trump

MOSCOU, 14 AGO (ANSA) – O governo da Rússia confirmou o horário do encontro entre o presidente Vladimir Putin e seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca, reunião que pode abrir caminho para o fim da guerra na Ucrânia.   

Segundo o conselheiro presidencial do Kremlin Yuri Ushakov, Putin e Trump ficarão frente a frente a partir das 11h30 (16h30 em Brasília) e realizarão um pronunciamento conjunto após o encontro.   

A delegação russa que irá a Anchorage incluirá o próprio Ushakov, além dos ministros Sergei Lavrov (Relações Exteriores), Andrey Belousov (Defesa) e Anton Siluanov (Finanças) e do conselheiro para investimentos estrangeiros Kirill Dmitriev.   

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não foi convidado para a reunião, mas Trump disse que a conversa com Putin pode levar a um encontro trilateral para tentar colocar fim à guerra.   

No entanto Kiev e a Europa temem que o presidente dos EUA encaminhe um acordo de paz que seja lesivo para a Ucrânia, inclusive com a cessão dos territórios já conquistados por Moscou.   

Em contrapartida, Trump teria mostrado disponibilidade para oferecer garantias de segurança a Kiev no caso de um eventual cessar-fogo, de modo a evitar novas agressões russas, segundo o site Politico. No entanto, para convencer Putin, o magnata pode oferecer acesso a recursos minerais no Alasca e o fim de algumas sanções à indústria aeronáutica da Rússia. (ANSA).