Esportes

Kosovo se torna novo membro da Uefa e já sonha com entrada na Fifa

O Congresso da Uefa aprovou nesta terça-feira a entrada de Kosovo na entidade. O país, que se tornou independente da Sérvia em 2008, agora sonha em ser aceito na Fifa para poder disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Kosovo se tornou o 55º membro da Uefa após votação apertada no Congresso da entidade. Foram 28 votos a favor e 24 contra, sendo que dois votos foram declarados inválidos – a Uefa não explicou porque invalidou estes votos.

A oposição à entrada de Kosovo na entidade europeia foi liderada pelo presidente da Federação de Futebol da Sérvia. Tomislav Karadzic alegou que o congresso deveria rejeitar o pedido de aceitação de Kosovo porque o caso se tratava de uma suposta interferência da política no esporte.

Para o sérvio, a entrada de Kosovo contribuiria para dar legitimidade à independência do país, o que é motivo de divisão entre as maiores potências do mundo. Kosovo se declarou independente em 2008 e contou com o reconhecimento de países como Estados Unidos, Alemanha e França.

No entanto, enfrenta a oposição de Rússia, Espanha e da própria Sérvia, entre outras nações. Estes países não reconhecem Kosovo como país independente. É a mesma postura adotada pelo Brasil.

Sem se abalar com a polêmica, o presidente de Kosovo comemorou nesta terça a entrada na Uefa. “É a melhor notícia para os incontáveis fãs [de futebol] da nossa república. Agora vamos competir em campeonatos internacionais. Em alguns jogos vamos vencer, em outros vamos perder, mas nenhum jogo nos tirará dos gramados verdes”, celebrou Hashim Thaci, nas redes sociais.

Agora o foco de Kosovo é a reunião da Fifa que será realizada na próxima segunda-feira, na Cidade do México. O novo membro da Uefa espera que seu pedido seja aprovado rapidamente neste encontro para ser colocado em votação no Congresso da Fifa quatro dias depois.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Idoso morre após dormir ao volante e capotar veículo em Douradoquara; neto ficou ferido
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel