Esporte

Kobe Bryant, astro da NBA, morre em acidente de helicóptero nos EUA

Kobe Bryant, astro da NBA, morre em acidente de helicóptero nos EUA

Kobe Bryant em quadra pelo Los Angeles Lakers em 2 de janeiro de 2015, em Los Angeles - AFP/Arquivos

Morreu na manha deste domingo (26) o craque do basquete mundial Kobe Bryant, de 41 anos. De acordo com agência Reuters, o xerife do condado de Los Angeles, confirmou pelo twitter a ocorrência do acidente de helicoptero na cidade de Calabasas, na Califórnia. Além do astro da NBA – principal liga de basquete norte-americano – outras quatro pessoas que estavam a bordo também morreram na queda da aeronave.

Já aposentado, o ex-jogador do Lakers –  time que defendeu por vinte temporadas – viajava em seu helicóptero particular. Segundo as primeiras informações, a esposa do craque, Vanessa Laine, e as quatro filhas não estavam a bordo no momento do acidente.

Kobe Bryan era filho do também jogador de basquete Joe Bryant, que competiu na nos anos de 1970/80. O ala-armador Kobe Bryan estreou na NBA aos 18 anos. Conhecido como mestre das enterradas. Bryan ajudou o Los Angeles Lakers a conquistar três campeonatos consecutivos da NBA – 2001, 2002, e 2003 – e tornou-se o cestinha principal do time a partir de 2009, quando conquistou o prêmio MVP (jogador mais valioso) nas finais contra o Orlando Magic. No ano seguinte, ele voltou a brilhar contra o Boston Celtics. Ao todo foram 20 temporadas pela NBA, cinco títulos, e duas medalhas de ouro, comquistas com a seleção norte-americana nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e 20012, em Londres.

O astro do Lakers se apostou em 2016. Além de estrela do esporte, Kobe Bryan foi contemplado com o Oscar, em 2018,pelo curta-metragem de animação “Dear Basketball”. O próprio jogador idealizou a obra e fez a narração do curta, elaborado a partir de um pema escrito por ele na época em que resolveu encerrar a carreira.