Economia

Knot, do BCE, diz que Europa corre risco de inflação mais alta e PEPP deveria terminar em março


FRANKFURT (Reuters) – A inflação da zona do euro pode ultrapassar as expectativas no curto e médio prazo, e essa perspectiva de aumento de preços justifica o fim das compras emergenciais de títulos pelo Banco Central Europeu (BCE) em março, disse o chefe do banco central holandês, Klaas Knot, nesta quinta-feira.

“Os riscos de inflação geral estão novamente inclinados para cima”, disse Knot em um discurso. “Os riscos altistas, no curto a médio prazo, estão principalmente ligados a gargalos mais persistentes do lado da oferta e uma dinâmica mais forte de preços e salários domésticos.”

Knot, um “hawk” (autoridade avessa a manutenção de estímulos) do Conselho do BCE, argumentou que, mesmo que esses riscos de alta não se materializem, a projeção de base do banco por si só garante o fim do Programa de Compras de Emergência da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) de 1,85 trilhão de euros.

“O cenário básico atual do BCE é consistente com o término do PEPP em março de 2022”, disse ele.

Knot, no entanto, pareceu tranquilo quanto às perspectivas de inflação no longo prazo, minimizando alguns temores do mercado de que os preços sairão do controle.

Ele argumentou que as perspectivas para a inflação estão agora “de volta nos trilhos” e que as expectativas de inflação com base no mercado estão precificando alta dos preços amplamente em linha com a meta de 2% do BCE.

“Recebo muito bem esses desdobramentos”, disse Knot. “Vindo de um período prolongado de contratempos e riscos de deflação, essa é uma boa notícia.”

A projeção básica do banco agora prevê alta da inflação de 4% no final do ano, antes de arrefecer para abaixo da meta em 2022.

(Por Balazs Koranyi)

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio