A companhia aérea holandesa KLM enganou os consumidores com anúncios “vagos e gerais” sobre os seus esforços para reduzir o impacto ambiental dos voos, decidiu um tribunal de Amsterdã nesta quarta-feira (20).

O caso foi levado à Justiça pela organização Fossielvrij NL (Países Baixos Livres de Fósseis), que acusa a empresa de “greenwashing”, a prática de algumas empresas para parecerem mais respeitosas com o meio ambiente do que realmente são.

A empresa também “pintou um quadro excessivamente otimista” do impacto de medidas como o uso do chamado combustível sustentável, que é feito a partir de matérias-primas renováveis, e o reflorestamento, decidiu o tribunal.

“Essas medidas reduzem apenas marginalmente os aspectos ambientais negativos e dão a impressão errada de que voar com a KLM é sustentável”, acrescentou.

Após a decisão, a companhia aérea “pode continuar anunciando voos e não tem que alertar os consumidores que a aviação atual não é sustentável”, afirmou o tribunal, pedindo à KLM que informe os seus clientes de uma forma “honesta e concreta”.

A maioria dos anúncios incriminados faz parte de uma campanha publicitária chamada “Voe com Responsabilidade”, que a companhia aérea afirma ser uma “campanha de conscientização”.

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