Kleber Mendonça Filho, 57 anos, diretor de “O Agente Secreto”, usou as redes sociais nesta segunda-feira, 8, para comemorar as três indicações históricas de seu filme no Globo de Ouro 2026, que acontece no dia 11 de janeiro. O longa-metragem, ambientado no Recife dos anos 1970, concorrerá ao prêmio nas categorias Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator de Drama pelo desempenho de Wagner Moura, 49 anos, protagonista da história.
“Não sabia que as três indicações no Globo de Ouro são recorde brasileiro. Obrigado por me avisar e um abraço enorme para toda a equipe inacreditável que fez ‘O Agente Secreto’”, escreveu no Instagram, com uma foto dos bastidores do filme. “É o nosso jeitinho nordestino de ser bom em tudo”, comentou uma fã. Famosos como Leandra Leal e Marcelo Serrado deixaram corações vermelhos no post. Confira a lista de indicador AQUI.
+ ‘O Agente Secreto’: Kleber Mendonça analisa corrida pelo Oscar e responde críticas

Filme é ambientado na década de 1970, durante a ditadura militar – Divulgação
Sinopse de ‘O Agente Secreto’
O filme “O Agente Secreto” se passa em 1977, durante o período da ditadura militar no Brasil. Wagner Moura interpreta Marcelo, um ex-professor perseguido político, que fugiu para Recife tentando reencontrar o filho e sobreviver ao cerco de agentes do regime. Apesar de a história se passar no período em que o Brasil vivia em clima de terror, a história contada no longa-metragem não é sobre a ditadura, de fato.
Trajetória de ‘O Agente Secreto’
Desde sua estreia no Festival de Cannes 2025, “O Agente Secreto” se tornou o filme mais premiado da edição: conquistou os prêmios de Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Diretor, com Kleber. Além de ter recebido o Prêmio FIPRESCI e do Prix d’Art et Essai.
+ Indicação de Wagner Moura ao Globo de Ouro não é inédita; ator já concorreu antes
Recentemente, tanto o filme quanto o artista foram premiados pela Associação de Críticos de Cinema mais antiga dos Estados Unidos. Wagner foi eleito Melhor Ator da temporada pelo New York Film Critics Circle Awards, enquanto o filme venceu na categoria Melhor Filme Internacional.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram