Não foi apenas o público brasileiro que celebrou as cinco nomeações históricas do Brasil ao Oscar 2026 nesta quinta-feira, 22. O preparador de elenco de “O Agente Secreto”, Leonardo Lacca, compartilhou um vídeo emocionante do diretor Kleber Mendonça Filho comemorando as indicações do longa com um beijo em sua esposa, Emilie Lesclaux – tudo isso enquanto recebia uma chuva de aplausos de outros presentes no local.
+ Brasileiros comemoram indicações de ‘O Agente Secreto’ ao Oscar 2026 na web
+ Oscar 2026: saiba onde assistir aos 10 indicados a Melhor Filme
“Vai ganhar todos estes prêmios! Absurdo de Bom! Talvez não ganhe Melhor Filme, mas só de ser indicado já ganhou História! Bravos 1000!”, legendou Lacca no post, publicado em seu perfil do Instagram. Além da principal categoria da premiação, o título também foi nomeado em Melhor Ator (para Wagner Moura), Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco.
Já o diretor de fotografia Adolpho Veloso foi indicado a Melhor Fotografia por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”, ampliando ainda mais o protagonismo brasileiro na disputa.
“Que emoção, que orgulho, que da porra!!! Parabéns a vocês, fizeram filme e história”, escreveu um perfil, comemorando as indicações. “Viva o filme”, concordou outra pessoa.
Veja o vídeo da celebração
Ver essa foto no Instagram
O Brasil no Oscar
O cinema brasileiro alcançou um feito inédito no Oscar 2026 com cinco indicações – o maior número desde “Cidade de Deus” (2004), que concorreu em quatro categorias.
As indicações foram anunciadas nesta quinta-feira, 22 de janeiro, e consolidam um momento histórico para o audiovisual nacional, que passa a ocupar espaço de destaque não apenas em categorias internacionais, mas também nas principais disputas técnicas e artísticas do Oscar.