ROMA, 1 DEZ (ANSA) – O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, recebeu nas últimas semanas uma vacina chinesa contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), segundo informações de um especialista norte-americano.

Harry Kazianis, um especialista em segurança, afirmou em um artigo publicado na revista “19FortyFive” que a China também enviou doses do medicamento para os membros da família de Kim.

“O líder norte-coreano Kim Jong-un e vários outros altos funcionários da família Kim e da rede de liderança foram vacinados contra a Covid-19 nas últimas duas a três semanas graças a uma das vacinas candidatas fornecidas pelo governo chinês”, explicou o especialista.

Kazianis ainda citou anonimamente duas fontes da inteligência japonesa e não indicou qual das vacinas chinesas foi administrada no líder norte-coreano.

Atualmente, a China tem quatro vacinas candidatas contra a Covid-19 na fase 3 de testes clínicos – a última etapa – em estudos que estão sendo realizados ao redor do mundo.

De acordo com a China National Pharmaceutical Group (Sinopharm), quase um milhão de chineses já receberam duas vacinas experimentais anti-Covid produzidas pela farmacêutica, mesmo que não tenham os resultados sobre a eficácia publicado.

A Coreia do Norte ainda não formalizou nenhum contágio de coronavírus no país, enquanto um relatório recente da Organização Mundial da Saúde apontou que “mais de 800 casos suspeitos” foram registrados. (ANSA).