Kim chora sobre caixão de soldado que morreu na Rússia

PEQUIM, 30 JUN (ANSA) – A TV estatal da Coreia do Norte divulgou uma imagem do líder supremo do país, Kim Jong-un, ajoelhado e em lágrimas diante de um caixão com o corpo de um soldado de Pyongyang morto em combate na guerra na Ucrânia. O ato, que ocorreu no último domingo (29) em meio às celebrações de um ano do tratado com a Rússia, tentou forjar o sucesso da parceria através da divulgação reduzida do número de militares do país falecidos em batalha em Kursk.   

O evento comemorativo da aliança com o governo de Vladimir Putin contou com a presença em Pyongyang da ministra russa da Cultura, Olga Lyubimova, além de membros da dinastia Kim, como a filha adolescente do líder supremo, Ju-ae, e de sua irmã, Kim Yo-jong, vice-diretora do Departamento de Propaganda do Partido dos Trabalhadores, assim como de funcionários dos dois países.   

As cenas transmitidas pela TV estatal norte-coreana reforçaram não apenas a solenidade do momento com as autoridades, mas também a presença de apenas cinco caixões com os restos mortais de militares de Pyongyang que lutaram na guerra na Ucrânia em prol da Rússia, servindo para atenuar o descontentamento nacional frente ao crescente número de baixas na guerra, que segundo estatísticas internacionais, mais de 4,7 mil soldados norte-coreanos teriam morrido nos confrontos em Kursk. (ANSA).