Cultura

Kesha escreve sobre efeito do fim de ano em quem tem problemas de saúde mental

A cantora Kesha escreveu um ensaio na edição desta quinta-feira, 30, da revista “Time”, revelando as dificuldades que passa em festas de fim de ano por problemas de saúde mental. O texto é fruto de parceria da revista com o site Optionb, organização que oferece auxílio a indivíduos com dificuldades desse tipo.

Segundo Kesha, os feriados, que “eram para ser a parte mais festiva e divertida do ano”, podem se tornar ocasiões estressantes e muito emotivas. “Todos planos e expectativas de alegria podem ser mais difíceis do que parecem. Isso é verdade principalmente para aqueles que têm problemas com saúde mental – seja depressão, ansiedade, vício ou outros desafios”, escreveu.

Para a artista, os feriados interrompem uma rotina – “e isso pode mexer com você”. Neles, às vezes as pessoas têm de passar tempo com familiares com quem raramente convivem ou nem sempre se dão bem. “Ou talvez você esteja sozinho enquanto todo mundo está com a família. Ou talvez você esteja de folga no trabalho, e com mais tempo para ter pensamentos perturbadores. Ou esteja no trabalho e não pode estar com quem você ama.”

Ela explica que, se uma rotina facilita lidar com sua saúde mental, quando é rompida, “pode ser um gatilho para problemas que você não quer enfrentar”. “Foi nos feriados que eu tive momentos ruins e com a ajuda da minha mãe decidi buscar ajuda para meu distúrbio alimentar”, contou.

Para ela, as pessoas também não devem se culpar por não estarem felizes no Natal. “É só mais um dia – não coloque expectativas não realistas nele, e não se desgaste por isso.” Por fim, Kesha adverte que pessoas com esses problemas não tenham como “responsabilidade fazer o mundo inteiro feliz”. “Tentar passar o tempo todo agradando todo mundo não é só desgastante – é impossível”, afirma. Para a cantora, o ideal é a pessoa passar um tempo sozinha para se recuperar e, aí sim, voltar às reuniões familiares.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel