O secretário de Estado americano, John Kerry, celebrou nesta terça-feira (18) a trégua de 72 horas anunciada pela ONU no Iêmen, ao mesmo tempo em que reivindicou a “renovação sem condições” do fim das hostilidades.

“Esse cessar-fogo requer que todas as partes apliquem um total e amplo cessar das atividades militares de qualquer tipo, assim como facilitar a entrega de material humanitário aos iemenitas em todo o país”, afirmou Kerry, em um comunicado.

A trégua começará nesta quarta-feira (19), às 18h59 (horário de Brasília).

“Pedimos a todas as partes que deem os passos necessários para avançar na implementação dessa trégua. Pedimos que vocês a mantenham e nós os estimulamos energicamente a renovarem-na sem condições”, manifestou o secretário.

Kerry também se referiu ao pedido do enviado especial da ONU ao Iêmen, Ismail Ould Sheikh Ahmed, de permitir a passagem sem restrições de pessoal e material humanitários no país.

“O povo do Iêmen depende da total cooperação de ambas as partes”, apontou o secretário de Estado.

“Ressaltamos mais uma vez que a resolução pacífica desse conflito requer compromissos e o envolvimento de todo o mundo”, acrescentou.

O enviado especial das Nações Unidas disse ter recebido as garantias de “todas as partes”, ao anunciar a trégua na segunda-feira.